quinta-feira, 30 de junho de 2011

TERCEIRO TERMINAL - THREE TERMINAL






A Infraero divulgou a maquete do terceiro terminal de passageiros que será construído no aeroporto de Guarulhos. O complexo terá uma área de 230 mil m², 25% maior do que a soma dos outros dois terminais já em operação. A estimativa da Infraero é que o investimento total da obra será de cerca de R$ 1,5 bilhão. A previsão é terminal comece a operar em 2013. O novo complexo poderá receber 18 milhões de passageiros por ano. Junto com os outros dois terminais, o aeroporto de Guarulhos poderá receber 58 milhões de passageiros por ano em 2013. Hoje, Guarulhos está saturado e opera acima da sua capacidade: cerca de 27 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram no local em 2010, apesar de sua infraestrutura atual ser adequada para um movimento de 17 milhões de passageiros no ano.


O terceiro terminal será totalmente construído com uma estrutura metálica, que lembra o formato de um avião. As obras serão executadas pelo consórcio MAG, formado pelas empresas PJJ Malucelli e Andrade e Rezende Engenharia. O início está previsto para agosto de 2012.

terça-feira, 28 de junho de 2011

PORTO OLIMPICO - OLYMPIC PORT

O arquiteto João Pedro Backheuser, do Rio de Janeiro, e seus colaboradores, Luis Alonso Calleja, Sergi Bacaguer Barbadillo, Ignasi Riera Mas e Miguel Moragues Canela, foram anunciados, em uma cerimônia realizada na manhã de hoje, dia 28 de junho, os vencedores do Concurso Nacional Porto Olímpico.O concurso premiou a melhor proposta para a construção de equipamentos olímpicos na área de 850 mil m² do Porto do Rio de Janeiro, sendo eles: Vila de Mídia, Vila de Árbitros, Centro de Convenções, hotel cinco estrelas e edifício corporativo.



O projeto de Backheuser prevê a criação de uma nova escala de vizinhança que integre os usos específicos dos terrenos leste (residências, espaços comerciais, de serviços) e oeste (Hotel 5 estrelas, Centro de Convenções e Centro Empresarial). A proposta ainda converte a Avenida Francisco Bicalho em eixo monumental e porta de entrada da Cidade. Todas as arquiteturas foram pensadas para um bairro sustentável onde se incluem conceitos de economia energética e respeito ao meio ambiente.
Segundo a organização do concurso, mais de 1.000 arquitetos, divididos em 83 equipes, se inscreveram na competição. O segundo, terceiro e quarto lugar, ficaram, respectivamente, com as equipes coordenadas pelos arquitetos Roberto Aflalo Filho, de São Paulo; Francisco Spadoni, também de São Paulo; e, Jorge Mario Jauregui, do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

PREPARANDO A CASA PARA O INVERNO




PREPARING A HOME FOR THE WINTER





1-Tire os cobertores e as roupas pesadas do fundo do armário. Mesmo que você tenha malas ou recipientes específicos para guardá-los, é importante que eles “respirem” devido ao mau cheiro causado pelo excesso de poeira e pela umidade, o que ocorre principalmente quando o armário fica em lugares onde não bate sol ou próximos a banheiros.


2-Para eliminar pontos de mofo em roupas de couro, camurça, veludo ou lã, use um pano umedecido com vinagre de vinho branco. Outra alternativa é a lavagem a seco, que deve ser feita em lavanderias profissionais. Isso vale também para itens de decoração revestidos com esses tecidos – boa pedida para esquentar a casa nessa época do ano.


3-Depois de higienizadas, as mantas que estavam guardadas podem servir para aquecer sofás e poltronas. Vale lembrar que cores escuras absorvem mais calor. 4-Aproveite para passar um pano úmido no armário – e em toda a casa – para evitar o acúmulo de poeira e o consequente agravamento das alergias respiratórias características do inverno. 5-Separe as roupas que você provavelmente não usará até que os termômetros voltem a subir e guarde-as em malas ou sacos redutores de volume fechados a vácuo. Esses produtos são facilmente encontrados em lojas de utilidades domésticas e supermercados e servem para todo tipo de roupa, exceto as de couro e seda.


6-Para evitar que a casa fique muito tempo fechada, uma dica é abrir as janelas enquanto você estiver fazendo a arrumação. Quanto mais tempo você deixá-las abertas, menor será a chance de proliferação dos microorganismos. 7-Recomenda-se varrer ou aspirar a casa com mais frequência durante o inverno, especialmente se ali morarem pessoas alérgicas.


8-Para evitar o ressecamento das mucosas, comum no inverno inclusive em pessoa não-alérgicas, lance mão dos umidifcadores de ar.


9-Para quem tem aquecedor de ar em casa, a dica é usar um pano umedecido para fazer a higienização, que deve ser semanal ou quinzenal, dependendo da quantidade de poeira a que o aparelho estiver exposto.


10-Uma boa alternativa aos cobertores são os edredons, que acumulam menos pó. Mas é importante saber que, em contato direto com a pele – e, consequentemente, com a transpiração –, eles devem ser lavados com mais frequência.



11-Lave a capa do colchão, já que a umidade característica das estações mais quentes pode ter favorecido a proliferação de microorganismos.


12-Para evitar o contato direto com o piso frio dos banheiros, opte por tapetes de algodão, que não estragam com a umidade. Os de plástico também são resistentes, mas aquecem menos.


13-Tire os pratos de sopa, aparelhos de chá e panelas de fondue do fundo dos armários da cozinha (ou da despensa) e limpe-os com água e detergente neutro. Panelas de ferro devem secar no fogo imediatamente após a lavagem para não enferrujar.


14-Não se esqueça de limpar com frequência o escorredor de louças, já que, com a casa menos arejada, a cozinha também fica mais sujeita à poeira.


15-Finalmente chegou a hora de acender a lareira. Higienize-a com água e detergente neutro, repetindo o procedimento a cada vez que a utilizar.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

CASA CONTÊINER - CONTAINER HOUSE

O arquiteto Danilo Corbas imaginou e projetou uma casa assim, a partir de tecnologias e produtos sustentáveis disponíveis no mercado brasileiro. Aliando eficiência ecológica e design moderno tanto no espaço interno quanto externo, Corbas propõe um modelo de moradia que pode ser 35% mais barato do que uma unidade do mesmo padrão construída com técnicas tradicionais. O imóvel está aberto para visitações em São Paulo. O peso do contêiner é bem menor do que o do tijolo. E ele não necessita de fundação. Isso reduz os gastos do processo construtivo. A casa tem 196 metros quadrados e conta com três suítes, sendo uma delas reversível. A ideia de construí-la surgiu do desejo de projetar um imóvel que remetesse à estética industrial. Nada melhor, neste caso, do que ter um material como este tipo de depósito.Os contêineres são feitos de um material nobre, o aço corten. Corbas percebeu que, reutilizando os contentores de aço como estrutura, deixaria de usar grandes quantidades de recursos naturais, como areia, água, cimento e tijolos ou blocos.
O mobiliário, moderno, contrasta com a estética da casa e segue o padrão ecológico. Corbas ainda não finalizou estudos sobre a durabilidade do imóvel, mas acredita ser possível residir nele por até 90 anos, com todo o conforto termoacústico.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Balão luminária - Balloon lamp

Luminárias são sempre um charme extra na decoração. Mas já pensou se essa luminária tivesse o formato de um balão o quão inusitada ela seria? Pensando nos amantes do design criativo (e divertido), o designer japonês Kouichi Okamoto criou a Balloon Lamp, uma luminária feita com uma bexiga de borracha e uma lâmpada LED.O produto funciona com duas baterias de lítio que garantem até cem horas contínuas de luz. Como o LED não gera calor, ao contrário de outras fontes de luz, tais como as lâmpadas incandescentes, ele não precisa de circulação de ar e oferece uma iluminação muito clara, fazendo com que o balão crie uma luz difusa. É um efeito mágico perfeito para ter na varanda, em uma festa ou em qualquer cômodo da casa (ou do escritório). Além disso, a cor pode variar. Um dia uma luminária rosa, no outro amarela, e depois azul. Bacana, não? E tem mais: se a bexiga murchar ou estourar você pode trocar e usar aquelas de festinhas infantis.A boa notícia é que ele já pode ser encontrado no Brasil. A loja virtual MO.D acaba de lançar o produto em seu site. Lá também podem ser encontradas outras peças divertidas de marcas internacionais, como Jamie Oliver, Gordon Ramsay, Joseph Joseph, Muji, Moleskine, Lomography, Asa Selection e PlanToys. Tudo a um custo razoalmente bom. O preço médio de cada luminária é de R$ 128.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cópia do vilarejo - Copy of the village

Reconhecido como patrimônio da humanidade pela Unesco, o vilarejo austríaco de Hallstatt ganhará uma cópia na província de Guangdong, na China. Descoberta por acaso, a notícia abalou a pequena comunidade.
A igreja evangélica, o hotel Grüner Baum, a praça do mercado e até mesmo um lago como os da pequena Hallstatt, na Áustria, poderão em breve ser visitados no sul da China.
A construção da réplica do vilarejo com pouco mais de 800 habitantes, reconhecido como patrimônio da humanidade pela Unesco, foi descoberta por acaso pelo prefeito Alexander Scheutz.
"Esse procedimento não nos agrada de maneira alguma", disse Scheutz, apesar de reconhecer que a cópia chinesa poderá incrementar o turismo na versão original.
Após a descoberta, em maio, a empresa imobiliária chinesa responsável pelo projeto manifestou-se e propôs uma parceria entre as duas Hallstatt, além de uma visita informativa.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vila azul espanhola - Blue Spanish Village

O município de Júzcar (Málaga) finaliza estes dias a preparação para receber a promoção do filme 'Os Smurfs 3D', para o qual foram usados cerca de 9 mil litros de pintura para tingir as casas de azul.

O prefeito, David Fernández, indicou em declarações à Agência Efe que ficam apenas ficam três casas por pintar na localidade, de 250 habitantes, após ter sido escolhida pela Sony Pictures Releasing para representar o 'Povoado Smurf'. Assim, no dia 16 de junho a partir das 11h30 começará o evento, que será especialmente dedicado ao público infantil e do qual participarão alunos de uma escola local, disfarçados de smurfs. As casas pintadas de azul geraram grande expectativa e aumentaram notavelmente o número de visitas de turistas, segundo o responsável pelo evento, que terá algumas surpresas. O filme tem estreia prevista para agosto na Espanha.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A cada cinco anos... Every five years ...

De acordo com uma pesquisa do Motian City - um site para entusiastas do país, a China ganhará um novo arranha-céu novo a cada cinco dias nos próximos três anos.A expansão seria resultado da rápida urbanização do país e do boom da construção que vem acontecendo nos últimos anos. Atualmente, mais de 200 edifícios com mais de 500 pés (152m) de altura estão em construção - o equivalente ao número total de arranha-céus existentes nos Estados Unidos. E, segundo a pesquisa, até o final de 2016, serão 800 edifícios acima desta altura. A lista “China 2011 Skyscraper City”, compilada pelo Motian City, ainda apontou que China e Taiwan já possuem cinco dos 10 edifícios mais altos do planeta.

Tanto crescimento, assustou os chineses, que acabam de encomendar uma pesquisa ao Financial Times para saber se o estrondoso boom pode significar que a falência está a caminho.Tal preocupação tem uma explicação: o economista Andrew Lawrence, do Financial Times em Londres, observou que, no decorrer da história, a construção de prédios altos, muitas vezes, prenunciou grandes crises econômicas.A pesquisa do Motian Cidade ainda advertiu para o perigo crescente de "elefantes brancos". E sinalizou que cidades como Haikou, Kunming, Nanning e Dongguan estão planejando estes edifícios altos sem demanda para isso.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

MAIS UM PRÉDIO - ANOTHER BUILDING

A avenida Paulista vai ganhar em breve mais um prédio de escritórios que ocupará o local onde hoje está um casarão. A Condephaat publicou no "Diário Oficial" do Estado o aval para a demolição da casa, que fica ao lado da Casa das Rosas. A autorização é necessária porque a Casa das Rosas é um bem tombado pelo município. A construtora Even dia que já tem também a autorização do Conpresp.
Não se sabe ao certo quando o casarão foi construído. A certidão de dados cadastrais do imóvel na prefeitura diz que a obra é de 1994. Mas uma imagem antiga, obtida por Gabriel Rostey, da associação Preserva SP, mostra o imóvel em 1952, quando as casas dos antigos barões de café ainda dominavam.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Comprou a mais cara-Bought the most expensive

A designer de moda Petra Ecclestone, a filha de 22 anos do bilionário inglês Bernie Ecclestone, a maior autoridade da Fórmula 1, está comprando a mansão que já foi considerada a mais cara dos Estados Unidos, segundo reportagem do jornal “The Wall Street Journal”. A residência, um verdadeiro palácio de 5.250 metros quadrados em estilo francês, ocupa um terreno de 19 mil metros quadrados. Tem 123 cômodos, cinco lareiras, sala de cinema, academia de ginástica, pista de boliche, quadra de tênis, biblioteca, adega, piscina e até um salão de beleza e um salão de barbearia. A garagem pode acomodar 100 carros.
A casa se localiza no bairro de Holmby Hills, uma zona exclusiva de Los Angeles.
A mansão começou a ser construída pelo produtor de seriados de TV Aaron Spelling no fim dos anos 1980.
Em 2009, foi colocada à venda por US$ 150 milhões (cerca de R$ 240 milhões) em 2009, cifra considerada a mais cara dos Estados Unidos em todos os tempos. O valor a ser pago à Candy, viúva da Spelling, pela família Ecclestone não foi revelado.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pavilhão Público - Pavilion Public

O escritório holandês UNStudio - de Ben van Berkel - finalmente inaugurou, no dia 12 de maio, seu pavilhão público nomeado “Nova Amsterdã” no Battery Park, em Nova York. A construção do pavilhão foi completada um ano e oito meses atrás, mas complicações com a restauração impediram que ele fosse inaugurado antes. Com 465 m2 e quatro asas que dão a ele a forma de uma flor, durante o dia o pavilhão é branco, mas, durante a noite, ele ganha cores, já que as asas são iluminadas por diferentes luzes coloridas.
Agora aberto ao público, o pavilhão oferece um mercado de comida orgânica, um café e um centro de informações turísticas. A praça onde está o pavilhão vai abrigar eventos culturais e, ainda, vai servir como um ponto de interligação de vários transportes urbanos para NY – bicicletas, ônibus, metrô e transporte aquático. O pavilhão foi um presente – de 1,4 milhão de libras - da Holanda à NY pelos 400 anos de amizade.

sábado, 11 de junho de 2011

Reinauguração do teatro - Reopening of the theater

O Theatro Municipal de São Paulo reabriu suas portas nesta sexta-feira (10), após mais de dois anos de reformas orçadas em R$ 27 milhões e que incluíram as obras de restauro do prédio e modernização do palco. Com o maestro Abel Rocha à frente, a Orquestra Municipal de São Paulo executou obras dos brasileiros Radames Gnatalli e Ronaldo Miranda, e de Ralph Vaugh Williams e Anton Bruckner. O concerto contou com a participação do Coral Lírico e do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.
Antecedendo a apresentação, foi exibido um vídeo retratando o trabalho de reforma e modernização do teatro. O Theatro Municipal comemora 100 anos em setembro.

Uma plateia de convidados que ocupou aproximadamente 70% dos assentos acompanhou o concerto. Representantes da classe artística como os compositores Flô Menezes e Ronaldo Miranda, o encenador Jorge Takla e o coreógrafo Ivaldo Bertazzo estiveram presentes. Emocionado, o maestro Abel Rocha prestou homenagem aos antigos colaboradores da casa como o maestro Diogo Pacheco, que estava na plateia. O prefeito Gilberto Kassab não compareceu.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Primeiro verde libanês - First green Lebanese

O escritório Foster + Partners, do arquiteto Norman Foster, divulgou imagens do seu primeiro projeto para o Líbano, o 3Beirut. O empreendimento será construído na região central de Beirute, no setor B do plano diretor da capital libanesa, em um terreno de 7,6 mil m². Os edifícios terão alturas e larguras diferentes, assim como plantas variadas, com áreas que variam entre 200 m² e 480 m².

Os edifícios terão a fachada norte toda envidraçada, com vista para o porto da cidade. Já o lado sul dos prédios terá altura decrescente, para "integrar as torres à textura urbana", de acordo com o escritório. Os arquitetos ainda afirmam que esse será o primeiro empreendimento com telhados verdes na cidade.

As torres contam, no seu pavimento térreo, com lojas e áreas de entretenimento. A ideia é que o pedestre tenha livre acesso a essa área e, por isso, todo o terreno será conectado por caminhos, fazendo a ligação entre o centro da cidade e o Mar Mediterrâneo. Os prédios contarão também com cafés, restaurantes, academia, galeria de arte e jardins públicos.
O interior dos apartamentos foi pensado de modo a ser elegante e funcional, dando a opção de layout para o próprio morador. "Os interiores serão marcados pela calma, vãos livres e iluminação e ventilação naturais", diz o escritório.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Museu do mar e surf - Museum of sea and surf

O arquiteto norte-americano Steven Holl, em parceria com a artista e arquiteta brasileiro, Solange Fabião, acaba de concluir um museu, em Biarritz, na França, que pretende sensibilizar para as questões oceânicas e os aspectos científicos do surf e do mar, o "Cité de l'Océan et du surf" (Cidade do oceano e do surf).


Com forma de uma onda gigante voltada para o mar, o museu é composto por delicadas estruturas de vidro que se escoram em um cerco de concreto branco. Elas formam o edifício do museu, áreas de exposições e uma praça.

A parte côncava é destinada a superfície do projeto: um ponto de encontro ao ar livre. O edifício usa a transparência, a forma e o material para gerar um perfil único. É como se ele saísse do terreno e enquadrasse o céu, o mar e o horizonte.

No interior, as estruturas e a forma convexa de contorno do solo formam os espaços subterrâneos de exposição. Como são posicionados no subsolo, e graças ao grande volume fechado, a sensação é de estar imerso debaixo d'água.

Vencedor de uma competição internacional de 2005, o projeto – colaborativo - está previsto para ser inaugurada em junho de 2011.




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...