terça-feira, 28 de junho de 2011

PORTO OLIMPICO - OLYMPIC PORT

O arquiteto João Pedro Backheuser, do Rio de Janeiro, e seus colaboradores, Luis Alonso Calleja, Sergi Bacaguer Barbadillo, Ignasi Riera Mas e Miguel Moragues Canela, foram anunciados, em uma cerimônia realizada na manhã de hoje, dia 28 de junho, os vencedores do Concurso Nacional Porto Olímpico.O concurso premiou a melhor proposta para a construção de equipamentos olímpicos na área de 850 mil m² do Porto do Rio de Janeiro, sendo eles: Vila de Mídia, Vila de Árbitros, Centro de Convenções, hotel cinco estrelas e edifício corporativo.



O projeto de Backheuser prevê a criação de uma nova escala de vizinhança que integre os usos específicos dos terrenos leste (residências, espaços comerciais, de serviços) e oeste (Hotel 5 estrelas, Centro de Convenções e Centro Empresarial). A proposta ainda converte a Avenida Francisco Bicalho em eixo monumental e porta de entrada da Cidade. Todas as arquiteturas foram pensadas para um bairro sustentável onde se incluem conceitos de economia energética e respeito ao meio ambiente.
Segundo a organização do concurso, mais de 1.000 arquitetos, divididos em 83 equipes, se inscreveram na competição. O segundo, terceiro e quarto lugar, ficaram, respectivamente, com as equipes coordenadas pelos arquitetos Roberto Aflalo Filho, de São Paulo; Francisco Spadoni, também de São Paulo; e, Jorge Mario Jauregui, do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...