terça-feira, 7 de junho de 2011

Museu do mar e surf - Museum of sea and surf

O arquiteto norte-americano Steven Holl, em parceria com a artista e arquiteta brasileiro, Solange Fabião, acaba de concluir um museu, em Biarritz, na França, que pretende sensibilizar para as questões oceânicas e os aspectos científicos do surf e do mar, o "Cité de l'Océan et du surf" (Cidade do oceano e do surf).


Com forma de uma onda gigante voltada para o mar, o museu é composto por delicadas estruturas de vidro que se escoram em um cerco de concreto branco. Elas formam o edifício do museu, áreas de exposições e uma praça.

A parte côncava é destinada a superfície do projeto: um ponto de encontro ao ar livre. O edifício usa a transparência, a forma e o material para gerar um perfil único. É como se ele saísse do terreno e enquadrasse o céu, o mar e o horizonte.

No interior, as estruturas e a forma convexa de contorno do solo formam os espaços subterrâneos de exposição. Como são posicionados no subsolo, e graças ao grande volume fechado, a sensação é de estar imerso debaixo d'água.

Vencedor de uma competição internacional de 2005, o projeto – colaborativo - está previsto para ser inaugurada em junho de 2011.




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...