sexta-feira, 30 de abril de 2010

EXPO SHANGHAI CHINA 2010

A edição de 2010 – Expo 2010 Shanghai China – chega com o tema “Cidade melhor, vida melhor” e é cenário ideal para discussão de políticas e ações que busquem um desenvolvimento sustentável das grandes metrópoles mundiais.

A feira acontecerá em 184 dias, entre 1 de maio a 31 de outubro, tendo a a participação de 200 nações e organizações internacionais, que em seus pavilhões e estandes poderão apresentar questões e projetos sobre o tema “Cidade Melhor, Vida Melhor”.

O local do evento será uma série de pavilhões e complexos ao longo do rio Huangpu, que estarão interligados a linhas de mêtro, trens e transporte pelo rio. O complexo inteiro atingirá uma área de 5.28km².

O governo chinês fará grandes esforços para tornar a Expo Shanghai 2010 um evento especial que carregue tradições e abra novos horizontes.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Construções verdes fazem trabalho duplo
Green buildings do double duty
O potencial para redução de consumo de energia em prédios antigos e novos é significativa, de acordo com um estudo da KPMG. O estudo conclui que o consumo de energia nos prédios poderia ser reduzido de 30% a 50% e ainda produzir um retorno em investimentos. Além disso, grupos imobiliários podem tirar uma oportunidade de negócios a partir de construções verdes atraindo os melhores acordos e investidores estratégicos, de acordo com o relatório.

O estudo de eficiência energética nas construções, do Conselho Empresarial Mundial de Desenvolvimento Sustentável, indica que o setor de construções globais precisa reduzir o consumo de energia nas construções em 60% até 2050 para ajudar a cumprir as metas globais de mudanças climáticas. O estudo da KPMG cita diversos benefícios para uma construção "verde", incluindo cargas tributárias reduzidas.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

FLORESTA DE PILARES / FOREST OF PILLARS

escritório italiano 2A+P/A propôs, em parceria com o arquiteto Andrea Branzi, a criação de uma "floresta" de pilares para o projeto do Maribor Museum, na Eslovênia. O trabalho não venceu o concurso de arquitetura para o espaço, mas chamou a atenção por ser inusitado.

O objetivo do projeto, segundo os arquitetos, era explorar as possibilidades de misturar as atividades do novo museu com a vida da cidade. O empreendimento não possui fechamento lateral, somente um telhado de vidro transparente, convidando os transeuntes a conhecer suas exposições.

No mesmo nível da rua, estão abrigadas todas as funções públicas do museu, como o bar, livraria, restaurante, ponto de informação e acessos aos dois pátios, que são os ambientes principais do empreendimento. Esses pátios foram concebidos como dois salões de vidro climatizados e possuem jardins naturais em seu interior.


Destes dois espaços, conectados por um corredor subterrâneo, é possível acessar todas as funções do museu. Do pátio norte pode-se acessar a galeria permanente, a sala de conferências, o museu das crianças, a biblioteca, o arquivo, os escritórios administrativos e a área de serviços. Já do pátio sul é possível acessar o centro criativo da indústria, o centro arquitetônico, a oficina educacional, o estacionamento subterrâneo e outra área de serviços. Além do corredor subterrâneo, um sistema de rampas também conecta os dois salões, juntando-os em alturas diferentes.

Fora dos dois salões principais do museu, são abrigadas colunas com alturas e dimensões diferentes. Alguns desses pinos foram concebidos para serem acessados pelo público, já que seus terraços podem ser utilizados como áreas para eventos ou até mesmo para pequenas exposições.

Outras colunas do museu foram concebidas como dispositivos para captação de energia solar, com painéis fotovoltaicos no seu topo, e como funis, que coletam a água de chuva, reutilizando-a na irrigação dos salões verdes. Parte dos pilares também está estruturada para servirem como "chaminés" para a ventilação e entrada de luz natural nas áreas subterrâneas. "Todo o projeto aspira criar um microclima naturalmente controlado no museu", acreditam os arquitetos.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Desenho personaliza edificação e qualifica o espaço público
Até a abertura da unidade do Itaim Bibi, zona sul de São Paulo, o restaurante Ráscal - rede voltada para a cozinha mediterrânea de acento italiano - nunca havia construído suas instalações: a maior parte delas está em shopping centers. O escritório do arquiteto Mauro Munhoz foi contratado para desenhar essa edificação. Além de personalizá‑la, Munhoz afirma que o projeto lhe deu a oportunidade de qualificar o espaço público.
Design and customize building qualifies the public space

O arquiteto afirma que procurou transformar em arquitetura o programa do Ráscal, autodefinido como uma praça coberta

Ambiente do salão voltado para o jardim lateral

O volume denso do forno, localizado junto ao acesso principal, faz contraponto à permeabilidade do conjunto

Área do bar/recepção. A edificação conta também com um acesso na lateral

Fachada lateral. A calçada e o piso do restaurante são revestidos com o mesmo material

A cobertura sinuosa e o fechamento da parede em cobogó caracterizam a arquitetura da primeira loja construída para o Ráscal

Vidros transparentes trazem permeabilidade ao projeto. Apenas as áreas de apoio, ao fundo do salão e no piso superior, ficam ocultas

Da parte do salão com pé-direito mais alto enxergam-se as árvores que transpõem a cobertura

A ilha de comida, que fica quase no centro do salão, foi um dos recursos empregados para setorizar os ambientes

As árvores mantidas no interior do salão têm troncos que transpõem o forro e copas que ultrapassam a cobertura

Obras do Cais das Artes começam em Vitória

Começaram nesta semana as obras do Cais das Artes, primeiro projeto assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha em sua terra natal, a cidade de Vitória, no Espírito Santo. O empreendimento foi concebido em parceria com o escritório paulistano Metro.

O complexo de cerca de 30 mil m² de área construída foi encomendado pela Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, que tinha como objetivo incluir o Estado no roteiro cultural do País. Dividido em dois edifícios, o projeto abrigará um teatro, museu, biblioteca, auditório e café.

O Cais das Artes é localizado na Enseada do Suá, extensa área plana próxima ao Porto de Vitória. "O projeto está em um lugar muito privilegiado, que tem uma relação forte com a natureza e uma paisagem incrível, já que do lado oposto estão as montanhas de Vila Velha e o Convento da Penha", explica um dos sócios-diretores do Metro, o arquiteto Martin Corullon

Segundo o arquiteto, para deixar desimpedida a visão do entorno, os edifícios foram suspensos em relação ao solo, criando uma grande praça de uso público no local. A preocupação com a paisagem foi levada em consideração até mesmo ao projetar a circulação do museu: os arquitetos optaram por uma circulação vertical em rampa, que criará grandes varandas, permitindo ao visitante observar vários pontos marcantes da paisagem de Vitória.

O edifício do museu terá três pavimentos e abrigará 3 mil m² de área de exposição, o café, a biblioteca e o auditório. O prédio de 150 m de comprimento será interligado com um anexo de cinco andares, onde ficarão todos os ambientes administrativos do Cais das Artes.

No outro edifício, por sua vez, serão instalados o teatro multiuso com dois níveis de platéia, e as áreas de camarins e apoio. O teatro terá capacidade para receber até 1,3 mil espectadores e poderá ser usado para shows musicais, espetáculos teatrais, de dança e orquestras.

Os dois prédios do Cais das Artes serão construídos em estrutura mista de concreto e aço. "A obra deverá ser concluída entre o final de 2011 e o começo de 2012", prevê Corullon. A construção custará R$ 120 milhões ao Governo do Espírito Santo.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Niemeyer internado - Niemeyer hospitalized

O arquiteto Oscar Niemeyer, 102, foi internado nesta segunda-feira (26/04) no hospital Samaritano, do Rio. Segundo sua mulher, Vera Lúcia, ele teve uma infecção urinária. "Não é nada muito grave, mas o médico achou por bem interná-lo e fazer uma série de exames", diz ela.

Niemeyer deve ficar pelo menos 48 horas em observação no hospital. O lançamento da edição especial da revista "Nosso Caminho", dirigida por ele e pela mulher, sobre os 50 anos de Brasília, que estava marcado para amanhã à noite, foi adiado.

Construções verdes / Green building

A Câmara Municipal de Dourado/MS aprovou lei que determina que as novas construções comerciais e residenciais realizadas na cidade deverão consumir menos água e energia, gerar menos resíduos e contar com dispositivos que reduzam o impacto ambiental das obras.

As novas regras foram instituídas pela lei municipal 3343 de 3 de fevereiro de 2010, de autoria do vereador José Carlos Cimatti (PSB), e dependem de regulamentação para entrar em vigor. Segundo a assessoria do vereador, a lei deve ser regulamentada até 3 de maio.

De acordo com a legislação, as novas construções devem contar com dispositivos que possibilitem a redução do consumo de eletricidade e água, o aproveitamento das condições naturais locais e a redução dos resíduos e sua reciclagem.

Além disso, a lei prevê a medição individualizada de água, energia e gás em apartamentos e conjuntos comerciais e o uso de elevadores inteligentes, sensores de presença em áreas de pouca circulação de pessoas e a instalação de janelas mais amplas para o melhor aproveitamento da luz natural.

Para garantir que esses critérios sejam aplicados, a nova norma determina que a concessão de licenças, alvarás, autos de conclusão de obras e autorização de funcionamento de empreendimentos comerciais estão condicionados ao cumprimento da lei.

domingo, 25 de abril de 2010

Pensamento da semana / Thought of the week

Nunca, nunca desistas.

Never, never give up.

MANSÃO DA GISELE / MANSION OF GISELE

O jornal "New York Daily News" publicou neste sábado (24) fotos de uma mansão que está sendo construída pela modelo brasileira Gisele Bündchen, junto com o marido, o jogador de futebol americano Tom Brady.

De acordo com a publicação, a construção, em estilo mediterrâneo, fica na cidade de Brentwood, na Califórnia, na mesma rua em que mora o governador do Estado, Arnold Schwarzenegger.

O imóvel, que fica em um terreno de 1,5 hectares, terá mais de dois mil metros quadrados de área construída e contará com oito quartos, adega e sala de musculação, entre outros cômodos.
A garagem terá vaga para até seis carros. Além disso, haverá uma piscina em forma de lagoa e uma ponte coberta que liga duas partes da casa.

O custo da construção, segundo o jornal, fica em torno dos U$ 20 milhões (cerca de R$ 35,2 milhões). Só o terreno teria custado U$ 11 milhões (R$ 19,36).

O jornal diz que não ficou claro se Gisele e Tom irão morar na casa ou estão apenas investindo no ramo imobiliário.

Preços de imóveis disparam até 40% em São Paulo


Quem procura imóvel residencial para comprar na cidade de São Paulo está levando um susto. Em cinco anos, os preços de casas e apartamentos novos subiram, em média, entre 30% e 40% na capital paulista, ante os 22% de inflação registrados no período

No caso dos imóveis usados, a elevação dos valores beira os 30% em um intervalo de três anos, quando o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), calculado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), ficou em 16%.

Em 2005, o metro quadrado de uma casa ou um apartamento de dois quartos recém-lançados no município valia cerca de R$ 1.894, de acordo com dados levantados exclusivamente para a Folha pela consultoria Embraesp.
Esse montante passou a R$ 2.706 em 2009. Assim, um apartamento de 100 m2 em tal segmento na cidade passou de R$ 189,4 mil para R$ 270,6 mil no final desses cinco anos -uma alta de 43%.

Entre os bairros que tiveram as maiores valorizações na capital paulista, estão Jardins, Barra Funda e Butantã, aponta outro estudo elaborado pela Inteligência de Mercado Lopes

sábado, 24 de abril de 2010

Animais de Lego / Lego Animals

É uma delícia montar e desmontar formas feitas com as pecinhas do famoso Lego. O artista Sean Kenney uniu a brincadeira à conscientização e criou animais para ensinar as crianças sobre como proteger espécies ameaçadas de extinção. Os macacos, os pinguins e os pássaros, além de outros bichos, estão em exposição no Jardim Zoológico de Filadélfia, nos Estados Unidos, até o dia 31 de outubro. Vale a pena conferir.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DO LIVRO

WORLD BOOK DAY

O dia-homenagem foi instituído pela Unesco em 1996. Ele é celebrado em cerca de 100 países, e mobiliza uma vasta rede internacional de editores, livreiros, bibliotecários, associações de autores, tradutores e muitos outros amigos da causa do livro e da leitura.

A escolha do dia deve-se ao fato que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram em um 23 de abril.
O acesso à herança cultural através do livro possibilita o enraizamento do sujeito na comunidade, por dar-lhe suporte e coesão de idéias. O sentido comunitário do livro deve ser visto como prioritário, principalmente na educação das crianças, futuros cidadãos.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

EDIFÍCIO ITÁLIA EM SÃO PAULO

O Edifício Itália, considerado o segundo maior da cidade, foi inaugurado em 1965 na cidade de São Paulo. Com 165 metros de altura, sendo 150 metros a partir do chão, tornou-se um importante ponto turístico da capital. O prédio conta com 19 elevadores, 6 mil m² de vidro e tem capacidade para 10 mil pessoas.
Ele se tornou um marco da cidade não apenas pelo tamanho, mas também por seu famoso e tradicional restaurante, o Terraço Itália. Situado na cobertura do empreendimento, permite vista de 360 graus da capital e oferece uma das cartas de vinho mais completas da cidade.

Distribuídos entre os 46 andares do edifico, encontram-se também um teatro, uma galeria no térreo e o antigo clube Circolo Italiano, que hoje ocupa três andares. Projetado pelo arquiteto Franz Heep, o estabelecimento teve idealização da colônia italiana em São Paulo, cuja sede já situava-se no terreno onde fora construído um dos maiores exemplos de arquitetura vertical do País. Para quem passa pelo cruzamento das avenidas Ipiranga e São Luis, é quase impossível não olhar para o alto e tentar avistar o topo do prédio.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Meu Brasil Brasileiro - My Brazilian Brazil

Durante o período dos grandes descobri­mentos marítimos, Portugal e Espanha se empenharam em procurar um novo caminho para as índias. Em 1492, Cristóvão Colombo, a serviço da Espanha, descobre a América, abrindo uma nova perspectiva de descobertas.

Portugal e Espanha assinaram em 1494 o Tratado de Tordesilhas, para evitar futuras guerras pela posse das novas terras. Em 1500, parte de Portugal um poderosa esquadra, composta de 13 caravelas, chefiada por Pedro Álvares Cabral. Este tinha uma missão dupla: estabelecer um contato diplomático com a índia, alcançada alguns anos antes por Vasco da Gama, e outra missão, mais secreta: desviar-se um pouco de sua rota e explorar as terras desconhecidas no lado português da linha divisória estabelecida pelo Tratado. Antes dele, outros navegadores portugueses já haviam constatado a existência dessas terras, sem desembarcar.

Partindo do Tejo a 9 de março de 1500, com uma frota de 1.000 homens, Cabral seguiu a costa africana. Na altura da Guiné, seguindo as ordens recebidas, desvia-se da rota, com o propósito aparente de procurar melhores condições de vento. A 22 de abril, chega às novas terras. Avistou em primeiro lugar um monte, que denominou Monte Pascoal, e aportaram numa baía mais ao norte.

A 26 de abril, Frei Henrique Soares rezou uma missa de ação de graças, numa pequena ilha, por eles chamada Coroa Vermelha. Transferiram-se então para o continente, onde asseguraram a posse da terra com outra missa, rezada com a presença dos índios ali. encontrados, a 1° de maio.
Tendo dado por concluída a sua missão ali, Cabral parte no dia seguinte para a índia, mandando ao mesmo tempo uma caravela com notícias da descoberta para o rei de Portugal. Era uma carta, escrita por Pêro Vaz de Caminha.

Em tão pouco tempo, Cabral não pôde decidir se havia desembarcado em um continente ou não, e julgou haver alcançado uma grande ilha, que denominou Ilha de Vera Cruz. Outras expedições vieram explorar o local descoberto por Cabral, e averiguando ser realmente um continente, denominaram-no Terra de Santa Cruz, em homenagem ao Cruzeiro do Sul, principal constelação vista desta área.

Em 1511, depois da descoberta do pau-brasil, madeira muito útil que logo foi explorada pelos portugueses, a nova terra recebeu o nome de Brasil.
Cartas de Brad Pitt para Oscar Niemeyer estarão em livro
Letters of Oscar Niemeyer to Brad Pitt will be in book


Em 2009, Oscar Niemeyer completou 102 anos. E para comemorar, sua mulher, Vera Lúcia Cabreira, em parceria com o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, prepara mais uma publicação sobre o consagrado arquiteto brasileiro. O projeto ainda se encontra em fase de pré-produção, mas promete: será uma compilação de 102 cartas, trocadas entre Oscar e diversas personalidades das artes e da arquitetura, como o escritor José Saramago e o ator Brad Pitt.

A idéia inicial surgiu do núcleo de cultura que leva o nome de Oscar, em Avilés, na Espanha, pouco conhecido no Brasil. O projeto foi apresentado à editora Nosso Caminho, dirigida por Vera, que logo topou. O livro terá tiragem de 200 mil exemplares.

No último ano, Brad Pitt visitou o Centro Cultural Oscar Niemeyer na Espanha, ainda em obras, e se entusiasmou bastante com o projeto. Interessou-se em contribuir para a construção, que é baseada em soluções sustentáveis.

Brasília, 50 anos / Brasília, 50 years

BRASÍLIA : A VERDADEIRA CIDADE MARAVILHOSA
BRASILIA: A TRUE GREAT CITY
Congresso, da Catedral e do Memorial JK , o simbolismo na criação desses monumentos:

A xícara e o pires do Congresso
Quem olha de longe o prédio do Congresso vê que o plenário da Câmara se parece com um pires. E que o do Senado tem a forma de uma xícara emborcada. Ao traçar as formas Niemeyer teria se inspirado num diálogo ocorrido entre George Washington e Thomas Jefferson, na fundação dos Estados Unidos. Durante um chá da tarde, Washington defendia a existência de duas casas, Jefferson argumentava que seria melhor ter apenas uma assembléia legislativa.
- Por que você põe o chá no pires? – teria dito Washington.- Para esfriar – teria sido a resposta de Jefferson.
Como a República brasileira nasceu bicameralista, com uma casa esfriando os debates calorosos da outra, o Congresso brasileiro ganhou a forma de uma xícara e um pires na sua transferência para Brasília.
A Catedral do ateu Comunista de antigamente, e portanto ateu por ideologia, Niemeyer teria usado símbolos cristãos na idealização da Catedral de Brasília. As colunas que a sustentam seriam os dedos cruzados das mãos em forma de oração. Além disso, ela é uma das raras catedrais cuja entrada é feita por um túnel abaixo do nível do solo – o que parece ser uma clara referência às catacumbas romanas que abrigaram os primeiros cristãos.
A foice e o martelo de JK
Em pleno regime militar, Niemeyer teria se inspirado no velho símbolo da bandeira da extinta União Soviética para erguer sua homenagem a Juscelino Kubitschek. No Memorial JK, que ocupa o lugar planejado para o legislativo do Distrito Federal, o pedestal com a estátua do presidente que criou Brasília lembra inegavelmente a foice e o martelo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...