quarta-feira, 23 de março de 2011

Torres do futuro - Tower of the future

O escritório holandês MVRDV, sediado em Roterdã, iniciou a construção de uma megacidade na periferia da cidade de Pune, na Índia - interior do estado de Maharashtra, no centro do país. A primeira fase do projeto, que foi tornado público na semana passada, compreende 1.068 habitações, em uma estrutura com forma de colina com altura total de 3.500m, que será concluída no verão de 2014 e vai ocupar 400 mil metros quadrados. Nomeado “Cidade Amanora - Torres do Futuro”, o projeto pretende criar uma cidade vertical com diferentes tipos de habitação, adaptados a diferentes tipos de moradores. A forma de colina da estrutura foi inspirada pelos picos, vales, cânions e cavernas da natureza. Cada um dos apartamentos é equipado com varandas e áreas de serviço ventilados naturalmente. O edifício, em geral, segue uma grade hexagonal para fornecer visões e luz natural para os apartamentos. A megacidade conta com estacionamento e várias instalações públicas: uma escola, natação, varejo, piscina, bares, cafés e cinemas. No ponto mais alto da estrutura, há uma sala com uma espécie de solarium para observação do céu.

Os pátios interligados são programados para oferecer aos habitantes, ambientes sociais e relaxantes, como um jardim, praça de eventos, parque infantil e jardim de esculturas. Entre os volumes de cada uma das três fases, há mais jardins, planejados como um meio de oferecer possibilidades de interação e atividades comunitárias. A fachada, feita de concreto com janelas grandes, ganha proteção solar por meio de persianas metálicas ornamentadas, que ainda auxiliam na ventilação natural. Os espaços de circulação e espaços públicos serão revestidos em pedra natural, com varandas folheados em madeira.

Devido à alta demanda para a habitação e os planos de modernização, a Índia é um dos países com maior desenvolvimento imobiliário. O resultado do rápido crescimento é uma vasta paisagem de prédios sem graça, muito semelhantes entre si. Portanto, a proposta do MVDRV enfrenta o desafio de construir um complexo habitacional que combine áreas de alta densidade com entretenimento, instalações públicas, parques e espaços sociais, e ainda, forneça uma identidade para a cidade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...