terça-feira, 27 de abril de 2010

Obras do Cais das Artes começam em Vitória

Começaram nesta semana as obras do Cais das Artes, primeiro projeto assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha em sua terra natal, a cidade de Vitória, no Espírito Santo. O empreendimento foi concebido em parceria com o escritório paulistano Metro.

O complexo de cerca de 30 mil m² de área construída foi encomendado pela Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, que tinha como objetivo incluir o Estado no roteiro cultural do País. Dividido em dois edifícios, o projeto abrigará um teatro, museu, biblioteca, auditório e café.

O Cais das Artes é localizado na Enseada do Suá, extensa área plana próxima ao Porto de Vitória. "O projeto está em um lugar muito privilegiado, que tem uma relação forte com a natureza e uma paisagem incrível, já que do lado oposto estão as montanhas de Vila Velha e o Convento da Penha", explica um dos sócios-diretores do Metro, o arquiteto Martin Corullon

Segundo o arquiteto, para deixar desimpedida a visão do entorno, os edifícios foram suspensos em relação ao solo, criando uma grande praça de uso público no local. A preocupação com a paisagem foi levada em consideração até mesmo ao projetar a circulação do museu: os arquitetos optaram por uma circulação vertical em rampa, que criará grandes varandas, permitindo ao visitante observar vários pontos marcantes da paisagem de Vitória.

O edifício do museu terá três pavimentos e abrigará 3 mil m² de área de exposição, o café, a biblioteca e o auditório. O prédio de 150 m de comprimento será interligado com um anexo de cinco andares, onde ficarão todos os ambientes administrativos do Cais das Artes.

No outro edifício, por sua vez, serão instalados o teatro multiuso com dois níveis de platéia, e as áreas de camarins e apoio. O teatro terá capacidade para receber até 1,3 mil espectadores e poderá ser usado para shows musicais, espetáculos teatrais, de dança e orquestras.

Os dois prédios do Cais das Artes serão construídos em estrutura mista de concreto e aço. "A obra deverá ser concluída entre o final de 2011 e o começo de 2012", prevê Corullon. A construção custará R$ 120 milhões ao Governo do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...