segunda-feira, 30 de abril de 2012

GOTAS DE LUZ - DROPS OF LIGHT

A luminária Light Drop Wall Lamp’s (Gota de luz) foi desenvolvida pelo brasileiro Rafael Morgan.Em forma de gota que pinga da torneira presa à parede, é feita com lâmpada LED e tem fluxo luminoso regulável. Quanto mais você abrir “a torneira” que serve de dimer, mais luz irá terá no ambiente. Tudo isso com um simples toque. A associação com a água ainda incentiva as pessoas a reduzirem o consumo de energia quando desnecessária.

O objetivo do designer brasileiro é fazer com que as pessoas pensem e abram os olhos sobre como estamos lidando com os recursos naturais em nosso dia a dia, e sobre a importância da água, nossa principal fonte de energia.A luminária ganhou o terceiro lugar no prêmio internacional Designboom, na categoria LED. Mais um maravilhoso trabalho de um brasileiro ganhando o devido reconhecimento também lá fora.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

As sete mais limpas - The seven cleaner


Calgary: a cidade canadense reformulou seu sistema de saneamento, buscando reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros e incentivando a reciclagem. Honolulu: a capital do Havaí (EUA) filtra sua água através de rochas vulcânicas, eliminando a presença do cloro, que é comum em outras cidades. Ottawa: ela possui excelente qualidade da água. O curioso da cidade canadense é que ela tem vias exclusivas para tráfegos de ônibus, pedestres e bicicletas. Helsinque: a cidade finlandesa leva em conta as condições e as oportunidades do ambiente natural em seu planejamento e incentiva a conservação da natureza, distribuindo relatórios em seu site oficial. Wellington: por ser uma cidade isolada, com baixa densidade populacional e próxima ao mar, a cidade neozelandesa possui excelente qualidade de ar. Mineápolis: com um monitoramento constante dos poluentes de ar durante anos, a cidade possui uma das melhores qualidades do ar dos EUA e do mundo. Adelaide: a cidade australiana possui montadoras de carros que aplicam receitas em desenvolvimentos sustentáveis para a cidade.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

IATE DE BAMBU - YACHT OF BAMBOO

Um iate é poder escolher um modelo cheio de estilo. Neste caso, a embarcação desenhada pelos italianos Simone Madella e Lorenzo Berselli seria uma boa opção. Revestido com bambu, ele tem um formato diferente, cheio de curvas. A inspiração veio do corpo de animais marinhos E o Chronos Yatch, como foi batizado, não fica só na beleza: ele também tem características sustentáveis. Ele conta com painéis de vidro que captam a luz solar e paredes que absorvem o excesso de calor. Ambos são convertidos em energia. O barco também pode ser movido pela força do vento.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Restaurante bem rustico - Restaurant and rustic

Na mitologia, Lupércio é um dos nomes do deus Fausto, o deus dos bosques e grande amante de festas. Para dar a cara de bosque, o projeto dos arquitetos Sérgio Ortiz e Fernanda Martini, transformou a casa de 186 m2 em um restaurante avarandado - há duas varandas com teto retrátil e espaço para 50 pessoas. As bebidas, apreciadas nas grandes festas, não poderiam ter mais destaque: do lado de fora, já é possível avistar a adega da casa (com espaço para 1.500 garrafas), graças às amplas janelas do restaurante, com pé-direito duplo na área do bar. Além disso, no teto do salão principal há 50 mil rolhas de vinhos penduradas, que além de conectar os clientes com a bebida, aumentam o ar rústico do ambiente e, charmosamente, ajudam na acústica do salão.O ar rústico, que confere certo charme ao ambiente, não para por aí. Ladrilhos hidráulicos no salão, tijolos à vista na fachada e na decoração vintage da casa e as luminárias que foram, originalmente, da antiga estrada de ferro de Itu, dão o toque final. Além disso, no teto do salão principal há 50 mil rolhas de vinhos penduradas, que além de conectar os clientes com a bebida, aumentam o ar rústico do ambiente e, charmosamente, ajudam na acústica do salão.O ar rústico, que confere certo charme ao ambiente, não para por aí. Ladrilhos hidráulicos no salão, tijolos à vista na fachada e na decoração vintage da casa e as luminárias que foram, originalmente, da antiga estrada de ferro de Itu, dão o toque final.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Capela preserva história - Chapel preserves history

A atual Capela da Fazenda Biacica foi construída em 1682 e, por ser um patrimônio cultural histórico do Jardim Helena, na leste de São Paulo, foi tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), em 1994. Moradores não têm a oportunidade de conhecê-la por ficar escondida na vegetação que margeia o Rio Tietê. Recentemente, a igreja correu risco de ser demolidoa pelo projeto do governo do Estado conhecido como Parque das Várzeas do Rio Tietê. O traçado do parque estava projetado para passar por cima da capela. Porém, um novo estudo foi realizado e conseguiu garantir a preservação do local.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Linda vista panorâmica - Beautiful panoramic view

O edifício Altino Arantes, mais conhecido como prédio do Banespa, no centro de São Paulo, é um dos únicos de onde se tem uma vista panorâmica da cidade.
De cima dos seus 35 andares, o visitante vê a multidão de prédios paulistanos e, lá embaixo, o caos da cidade aparece pequenininho. No horizonte, pico do Jaraguá, na zona norte, e a serra do Mar completam a cena.
Junto com o Martinelli, o Altino Arantes é o único mirante gratuito de São Paulo. Mas a importância do edifício vai além da vista.
Inaugurado em 1947, e inspirado no Empire State, em Nova York, o edifício foi símbolo do crescimento de São Paulo na época --foi o prédio mais alto da cidade e chegou a ser considerado a maior construção de concreto do mundo. Sede do Banespa, foi privatizado em 2000, após a venda do banco.
Mesmo perdendo o posto de mais alto de São Paulo, o Altino Arantes é um colosso. São 161,22 metros, 900 degraus e 1.190 janelas.
Em junho de 2011, foi tombado pelo patrimônio histórico. Com a resolução, ele deve ter a fachada, o terraço e cinco pisos preservados. Também foram tombados os móveis que contam a história do Banespa, como uma enorme mesa usada nas reuniões da presidência do banco.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

CASA EFICIENTE - EFFICIENT HOME


Até agosto, São Paulo deverá ter uma construção referência em economia energética. Essa é a proposta da Basf com a CasaE, que será construída no Campo Belo (zona sul da capital) e ficará aberta ao público.
O projeto de dois andares, desenvolvido pelo escritório de arquitetura Athié Wohnrath, economizará até 70% de energia elétrica em relação a uma construção tradicional.

As paredes são feitas com placas de poliestireno expandido preenchidas por concreto, o material proporciona, além de resistência, conforto acústico e térmico.
Ainda no processo construtivo, produtos químicos aumentam a hidratação do cimento, reduzindo o uso de água e a emissão de CO2.
No acabamento, tintas que refletem a luz são aplicadas externamente e tintas contra mofo e maresia, nas paredes internas.
A energia para a casa é captada por painéis solares. Vidros especiais permitem a entrada da luz do dia, sem a interferência do calor do Sol. A água da chuva também é captada para reúso nas descargas de banheiros. E pisos drenantes evitam o acúmulo da água.
A casa de 400 m² foi orçada em R$ 3 milhões, cerca de 30% a mais em relação a uma casa com as mesmas medidas com construção convencional, pois alguns materiais ainda são importados.
Antônio Lacerda, vice-presidente da Basf para a América Latina, conta que o projeto ainda é considerado conceito porque alguns dos produtos não foram lançados no mercado. "Com essa gama de produtos no varejo, o acréscimo de 30% no custo da construção tende a desaparecer", estima.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

CASA DE PEDRAS - HOUSE OF STONES

O edifício foi desenhado em 1934 pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, considerado o introdutor da arquitetura moderna no seu país, e construída em 1936 no sudoeste rural da Pensilvânia. No entanto, a sua principal característica é o fato de ter sido erguida parcialmente sobre uma pequena queda de água, servindo-se dos elementos naturais ali presentes (como pedras, vegetação e a própria água) como constituintes da composição arquitetônica. Assim como várias outras obras de Wright, foi construída com materiais experimentais para a época.O proprietário era o homem de negócios Edgar Kaufmann Sr., cujo filho Edgar Jr. fora aluno de arquitetura de Wright. Foi construída no meio dum bosque, no interior duma propriedade da família. Originalmente utilizada como residência de veraneio da família, a casa hoje é um museu.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Centro cultural chinês - Chinese Cultural Center

O escritório de arquitetura alemão GMP Architekten revelou os detalhes da proposta vencedora do concurso internacional para o Centro Cultural de Changzhou, na China. Com uma área de 365 mil m², o complexo, que será seis vezes maior que Louvre, em Paris, vai abrigar uma galeria de arte, um museu de ciência e tecnologia e uma livraria. O centro também vai fornecer instalações para o centro de serviços e apoio do Distrito de Xinbei. Além de uma garagem subterrânea, os níveis inferiores também devem ser preenchidos com lojas e restaurantes.
A arqueada forma final do centro será criada a partir de seis edifícios modulares em balanço. Colocados juntos, esses módulos criam um volume muito maior, com um telhado plano e grandes pavilhões abertos no meio. Do lado de fora, cada módulo tem a mesma aparência, mas, no interior, varia significativamente de acordo com as diferentes funções arquitetônicas. As fachadas são revestidas em ardósia cinza e vidro transparente para possibilitar a entrada de luz natural em todo o espaço. Clarabóias e átrios ajudam a puxar para baixo os módulos de luz. Por fim, um generoso paisagismo vai tornar o centro um agradável ponto de encontro para os visitantes. O curso da água, que corta o complexo na diagonal, será uma característica marcante do complexo. Como em um canyon natural, a hidrovia não será apenas um elemento paisagístico, mas também deve ajudar a criar um microclima e puxar a luz para os níveis mais baixos.




terça-feira, 17 de abril de 2012

Projeto louco de aeroporto - Project mad airport

O novo aeroporto de Bangalore, na Índia, já tem projeto arquitetônico. Mas, o jovem arquiteto indiano Ketham Santosh Kumar não gostou muito da proposta e resolveu fazer seu próprio estudo. O resultado é um projeto mais ousado e que, segundo ele, pode contribuir para o desenvolvimento da região que concentra o mais importante pólo tecnológico de sua terra natal. Como em muitos casos, a inspiração para o partido arquitetônico do chamado “Beyond Airport” veio do próprio avião - e também de suas asas e até de seu motor! O terreno em que atualmente se encontra o aeroporto de Bangalore, é claro, também influenciou bastante o arquiteto. Entretanto, o grande diferencial do projeto são as formas heterogêneas e assimétricas ligadas por uma coerente distribuição funcional. Dividido em três pavimentos, o projeto prevê ligação com metrô, pontos comerciais e um pequeno museu. A intenção de Kumar é, além de propor um edifício que se destaque pela sua forma, melhorar a imagem da cidade e transformar o local em um ímã de atração para o desenvolvimento comercial e econômico da região.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

VASO AO CONTRÁRIO - UNLIKE VASE

Chamados de Sky Planter, os vasos da Boskke são próprios para serem pendurados de cabeça para baixo. Literalmente colocando a jardinagem de “pernas para o ar”, criando uma opção muito divertida para os jardins de inverno, varandas e escritórios. Tanta criatividade permite às pessoas tirarem seus vasos de cantos escondidos para deixa-los expostos à apreciação de todos. E seu sistema é muito interessante. A água é colocada em um dispositivo no topo do vaso, que mantém as plantas hidratadas, armazenando a água como se fossem aqueles pratinhos usualmente colocados debaixo dos vasos.
Para quem não conhece, a Boskke vêm da Nova Zelândia e foi fundada pelo designer Patrick Morris. Seus vasos já fizeram parte de vários projetos premiados, entre eles o da Casa Cor Trio 2010, Casa Cor SC 2011, Casa Cor GO 2011, Casa Cor Campinas 2011, Morar Mais por Menos BH 2011, FiaFlora 2011.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Conheça Tulum - Discover Tulum

Localizada na península de Yucatán, no sul do país, Tulum preserva um sítio arqueológico murado com mais de 60 estruturas utilizadas a partir do século 13 pelo povo maia -os mesmos que supostamente previram o fim dos tempos para 2012.
Como se não bastasse a importância histórica, um atrativo extra é o fato de as construções estarem localizadas à beira do mar do Caribe. De um lado, palácios e templos religiosos. Do outro, quatro tons de azul colorem o mar tranquilo na praia de areia branquíssima e finíssima.

A primeira coisa a ser decidida é quando ir. Uma boa ideia é evitar os meses de inverno no hemisfério Norte, principalmente dezembro e janeiro, quando o Caribe parece a melhor opção para turistas americanos e os preços cobrados por hotéis e restaurantes dobram.
A baixa estação de Tulum corresponde ao inverno brasileiro -os meses mais tranquilos e mais baratos vão de maio a novembro.Porém, é importante levar em consideração que a temporada de furacões no México vai do mês de junho até novembro, e o Caribe fica em alerta entre agosto e meados de outubro.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Prédio sem fachada - Building without facade

O mais novo projeto do escritório PPMS – Pedro Paulo de Melo Saraiva Arquitetos Associados é um edifício residencial que não tem nada de tradicional. A ser implantado em um dos últimos pulmões verdes da capital paulista, em frente ao Esporte Clube Pinheiros, o Edifício Tucumã³ não tem andar-tipo nem fachada padrão.

A flexível ocupação dos pavimentos é quem determina a fachada. Há quatro tipologias de plantas, com diversas variações cada uma, de acordo com a escolha destas plantas, as floreiras soltas do chão que compõem a fachada são posicionadas.Além do dinamismo conferido à fachada frontal, as floreiras ainda são responsáveis por resguardarem agradáveis varandas e possibilitarem a ventilação cruzada no interior dos apartamentos.


De acordo com o sócio do escritório, Pedro de Melo Saraiva, o projeto “responde a uma demanda do mercado por espaços de alto padrão com plantas flexíveis”. Outro destaque de empreendimento é que “todas as áreas sociais e íntimas são viradas para o Pinheiros” – o tal pulmão verde de SP, conta Pedro.

Por último é importante ressaltar a integração com a paisagem local: “ele se insere naturalmente ali entre os prédios, não agride a vista, nem rouba a cena de ninguém mesmo com essas características diferentes”, finaliza Pedro.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O esporte e a decoração - Sport and decoration


Os equipamentos de esqui ficam expostos no quarto de hóspedes. As botas, que são pesadas, estão nas prateleiras. O sonho do menino, dono deste quarto, era ser skatista. Em uma viagem ao exterior, sua mãe trouxe esta prateleira, feita com pranchas de skate e decorada com desenhos. Um quarto do menino de 10 anos. Para chegar ao beliche, além dos degraus ao lado da cama, há uma opção divertida: escalar a parede e atravessar a escada de aço inox pregada no teto. Para guardar com ordem e beleza pranchas de surfe e skates, um painel de freijó com suportes metálicos instalado na parede de fundo da suíte. Na parede de tijolos aparentes, a grade foi idealizada para acomodar bicicletas, chaves, capacetes e bonés. Uma luminária ainda dá destaque ao cantinho.

terça-feira, 10 de abril de 2012

A cidade e o precipicio - The city and the precipice

Há séculos o ser humano desafia a natureza construindo cidades em ambientes inóspitos e de difícil acesso. Ainda que o cenário escolhido não pareça propício e seguro para receber famílias, suas casas permanecem fortes e habitadas ao longo dos anos. É o caso de algumas cidades e vilarejos construídos à beira de penhascos. Quase que dependuradas, como se equilibrando para não cair do topo, compõem com a natureza uma paisagem pitoresca. Por sua beleza, recebem diariamente turistas de todas as partes do mundo e veranistas de finais de semana. Nas montanhas de Haraz, no Iêmen, está localizado o exótico vilarejo de Al Hajara, a cinco minutos de carro de Manakhah. Esta cidadela foi construída no século 12 pelos otomanos no cume de uma colina e possuía uma posição estratégica de defesa. As casas fortificadas são feitas de blocos maciços de pedras, coladas umas nas outras para formar uma espécie de muralha. Algumas das moradas têm até oito andares e mantêm a fachada detalhadamente decorada. Erguida sob um maciço rochoso, a apenas uma hora da Costa del Sol, na província de Málaga, a cidade de Ronda tem uma das paisagens mais dramáticas de toda Espanha. A cidade é dividia em duas partes por um desfiladeiro de mais de 150 metros, por onde passa o rio Guadelevín. Muitas das casas de Ronda, considerada berço das touradas, ficam à beira de um precipício. Por sua localização, Ronda foi uma das últimas cidades ocupadas pelos árabes a ser reconquistada pelos reinos católicos. Hoje, recebe diariamente grupos de turistas e é refúgio de final de semana para muitos espanhóis. Manarola é o menor dos cinco românticos povoados que formam a Cinque Terre, um dos tesouros da Itália, à beira do Mar da Ligúria. Este charmoso vilarejo de pescadores, conhecido por suas casas coloridas incrustadas na rocha escura, serve de porto natural para a parada de muitos barcos depois de um dia de pescaria. Durante a visita, vale a pena fazer um passeio pelas muitas vinícolas do lugar ou beber uma taça de vinho na praça da cidade, a Piazza Capellini. Na ilha francesa de Córsega, um dos vilarejos mais charmosos e mais visitados é a bela Bonifácio. A cidade de casas tom pastel foi construída no século 9, empoleirada à beira de uma falésia. Charmosa, ela recebe turistas de todas as partes. Não à toa. A vila de três mil habitantes tem um centro histórico composto por um emaranhado de ruelas, com restaurante e cafés. Na parte baixa está a marina, com iates elegantes, cafés, lojinhas e hotéis. Um passeio imperdível.
Na espetacular Santorini, Oía é o vilarejo que sintetiza o que a ilha grega tem de mais encantador. Nos penhascos multicoloridos que beiram uma cratera vulcânica, inundada pelo mar, foram erguidas casinhas brancas enfileiradas em vielas estreitas, pontuadas por igrejas de cúpula azul. Os visitantes encontram por lá bons bares e restaurantes, hotéis de charme e lojinhas de roupas e joias produzidas por estilistas locais. Ao fim do dia, muitos viajantes também se dirigem a Oía para assistir ao pôr-do-sol. No litoral português da cidade de Sintra, Azenhas do Mar é um pitoresco vilarejo construído na encosta de uma montanha. Na sua base há uma piscina natural de água oceânica muito apreciada pelos visitantes. Visitada durante todo o ano, ao longo de toda área escarpada há mirantes que oferecem belas vistas para o oceano aberto. O balneário é hoje ocupado principalmente por veranistas de fim de semana.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ARTE NOTURNA - ART NIGHT


Dois artistas alemães usam lanternas e até fogos de artifício combinados com fotografia para criar instalações noturnas com impressionantes efeitos visuais que se assemelham a pinturas.
Os artistas Joerg Miedza e Jan Wöllert apelidaram o seu trabalho de Light Art Performance Photography (LAPP), ou "fotografia de performance de arte de luz", em português.

Os artistas são especialistas em criar arte à noite. Antes de trabalhar com a técnica LAPP, Jan Wöllert fazia fotografias de paisagens noturnas com exposição de longa duração. Miedza trabalhava tanto com fotografia quanto filme noturno

O projeto começou em 2007 em Bremen, a cidade natal de ambos os artistas, mas hoje em dia eles trabalham em todas as partes do mundo.
"Uma das nossas ferramentas principais são as luzes LED. Mas logo nós acrescentamos fogo, fogos de artifício e lâmpadas 'à moda antiga'. Nós também usamos rolos de alumínio coloridos para obter efeitos legais", disse Miedza à BBC Brasil.
O artista explica que trabalhar à noite é a paixão em comum que levou Miedza e Wöllert a trabalharem juntos.


"Nós adoramos trabalhar à noite. A maioria das pessoas não se sente à vontade à noite, mas quando elas veem nossas imagens, elas perdem um pouco o medo da noite, pois percebem quão bonita e cheia de ideias a noite pode ser."
Miedza conta que cada imagem pode levar horas para ser criada.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...