terça-feira, 30 de novembro de 2010

Luxo sobre o mar - Luxury sea

Viajar pelo planeta e participar dos eventos mais exclusivos do mundo, sem sair de casa. Essa é a proposta do Utopia, um supertransatlântico que já está em construção e será inaugurado em 2013. Ele não terá cabines, e sim apartamentos que serão vendidos de forma definitiva. A ideia é que o comprador de um dos 190 “imóveis” more dentro do navio. O topo de linha é o Utopian Estate, com quatro quartos e 614 m².

Com cinco opções de configuração, todos os apartamentos têm vista para o mar e já vêm mobiliados e decorados pela Tilberg Design, a mesma empresa responsável pelos interiores dos hotéis Ritz-Carlton. O preço dos apartamentos não são divulgados, mas sabe-se que a construção do navio está orçada em US$ 1,1 bilhão.

Quem não quiser comprar uma propriedade também poderá usufruir das facilidades do navio ao se hospedar em uma das 206 suítes do hotel cinco estrelas previsto no projetos.

Os hóspedes e moradores serão atendidos por um complexo de lojas, restaurantes, cassino, médicos, spa, piscinas e uma oferta de serviços diferenciados, como personal shopper - caso você queira fazer compras numa das cidades que o navio irá visitar, mas esteja com preguiça de pisar em terra firme. A administração do Utopia também se encarregará de reservar limousines, helicópteros e barcos para que você chegue até ele. Não é preciso se preocupar com nada. Só em aproveitar a viagem.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

JANTAR ONDE? DINNER WHERE?

Os restaurantes com as melhores vistas do mundo

The restaurants with the best views of the world

Das Schick - Em Viena

Vista panorâmica do 12º andar de um prédio em Viena, na Áustria. Enquanto degusta as delícias do cardápio do Das Schick, o visitante tem ao alcance dos olhos um mar de telhados, cúpulas de igrejas e torres. Em dias claros, é possível avistar até a montanha Schneeberg, no extremo sul de Viena.
The Sun Dial - Em Atlanta
Um passeio de 85 segundos, em um dos elevadores de vidro, leva o visitante a 723 metros de altura. O restaurante The Sun Dial, no 73º andar, tem como cenário externo a cidade de Atlanta, capital da Geórgia.
West - Em Los Angeles
Em Los Angeles, o West, é uma churrascaria italiana. Além da belíssima vista, a fama do restaurante, localizado no Hotel Angeleno, vem de seus grelhados, massas e risotos, além das saladas frescas e deliciosas sobremesas.
Maximiliem - Em Seattle
Do Maximiliem aprecia-se a Baía Elliot, montanhas do oeste de Seattle, além de um pôr-do-sol espetacular. O cenário deslumbrante pode ser contemplado de dentro do restaurante ou do deck, aberto da primavera até o final de setembro.
Le Ciel de Paris - Em Paris
O elevador sobe até o 56o andar da torre e, em apenas 38 segundos, o visitante chega ao restaurante mais alto da Europa, a 200 metros de altura. Localizado no topo da Torre Montparnasse, exibe uma das três mais belas vistas de Paris: 180 graus sobre a capital francesa, com direito a seu mais afamado cartão-postal: a Torre Eiffel.
As mesas são colocadas de forma a garantir uma posição privilegiado a todos os clientes.
Cosmos Restaurant - Em Creta
Deliciosos pratos inspirados na cozinha grega e mediterrânea e uma grande variedade de vinhos e conhaques são atrativos do Cosmos Restaurant, em Creta, aberto desde 2003. Enquanto agrada ao paladar, o visitante contempla a deslumbrante vista, acessível todos os dias a partir das 17h.
O restaurante possui dois ambientes: um interno e o terraço, muito disputado por aqueles que querem conferir a paisagem bem de pertinho.
Panoramic Restaurant - Em Liverpool
Quer ver o berço dos Beatles do alto? O Panoramic Restaurant, em Liverpool, não é barato, mas tem uma bela vista da cidade natal da banda mais famosa do mundo. O ambiente, requintado e charmoso, ocupa o 34º andar de um prédio.
Terrazza Brunelleschi - Em Florença
O hotel Baglioni tem dois bares e três restaurantes, cada um com características diferentes. O mais procurado pelos apreciadores de vistas panorâmicas fica no quinto andar, bem acima do nível dos telhados de tijolos vermelhos.
Trata-se do Restaurante Panorâmico Terrazza Brunelleschi, do qual é possível apreciar a cúpula da Santa Maria del Fiore tão de perto que se tem a sensação de poder tocá-la.
Les Etoiles - Em Roma
A paisagem é tão deslumbrante que o Restaurante Les Etoiles, no terraço do Garden Hotel, é bastante procurada por empresas de produção cinematográfica que desejam captar imagens preciosas de Roma, como a cúpula de São Pedro, no Vaticano, e as colinas ao redor da cidade
Restô do Chapitô - Em Lisboa
Um lugar charmoso e com a peculiaridade de estar integrado a um espaço cultural que leva o mesmo nome. O Restô do Chapitô, com cozinha internacional, fica ao redor das muralhas do Castelo de São Jorge, cartão-postal de Lisboa. Salta aos olhos belos pontos da capital portuguesa e do Tejo.
Portucale - Em Porto
O Portucale fica no 14º andar do Edifício Miradouro, tem decoração requintada, com tapeçaria nas paredes e móveis dos anos 50, e a mais deslumbrante vista panorâmica do Porto. Mar, rio e montanhas compõem a bela paisagem.
Monserrate - Sintra
Localizado dentro do Tivoly Sintra Hotel, o restaurante Monserrate exibe vista panorâmica da encosta da Serra de Sintra e de seus belos palácios. Com capacidade para 100 pessoas, o local conta também com um Bar Panorâmico, localizado no hall aberto e com capacidade para apenas 20 clientes.
Zlatá Praha - Praga
O restaurante Zlatá Praha fica localizado no hotel Intercontinental, em Josefov, no topo do edifício. A vista nem é tão alta, mas impressiona mesmo assim. Entre as belezas que podem ser "degustadas" estão a maioria das 600 torres espalhadas por Praga.
Uto Kulm - Uetliberg/Zurique
Uma vista sobre a cidade de Zurique e para além dos Alpes, a 871 metros acima do nível do mar. Isso pode pode feito diretamente do jardim de inverno La Bellezza, do restaurante Uto Kulm.

Terraço Itália - São Paulo

Na cozinha, clássicos da gastronomia italiana. Como vista, a maior cidade do Brasil, a 160 metros de altura. Se no almoço o Terraço Itália é reduto de executivos, à noite ele é point de casais apaixonados e de famílias. O restaurante possui quatro ambientes: Piano Bar, Sala Nobre, Sala Panorama e Sala São Paulo.


domingo, 28 de novembro de 2010

Pensamento da semana - Thought of the week

"Se você precisa de muitas palavras para dizer o que pensa, pense mais um pouco."

"If you need many words to say what he thinks, think some more."

sábado, 27 de novembro de 2010

ESTÁTUA DE FEZES - STATUE OF STOOL

A obra foi confeccionada em outubro, com ajuda de crianças de 11 anos da província de Sichuan, região considerada santuário dos pandas no sudoeste da China, sob a coordenação do célebre escultor Zhu Cheng, segundo o portal de notícias "sina.com".
"Pegamos um molde de argila da estátua e preenchemos com fezes de panda usando cola vegetal", explicou Zhu. "Estive pensando em usar fezes de panda em meu trabalho por anos. Afinal, pandas são um tesouro nacional da China, qualquer coisa relacionadas a ele é interessante", conta o artista.

"Foi difícil conseguir as fezes, porém. A primeira vez que eu procurei, eles [criadores] negaram e tive que escrever uma carta explicando o que ia fazer com tudo aquilo".
A estátua foi exposta em um museu da província central de Henan, onde atraiu centenas de pessoas --algumas das quais, segundo a imprensa chinesa, acharam o odor "agradável".
A "Vênus" foi então comprada por Sigg, segundo afirmou à France Presse um funcionário do museu de Belas Artes de Henan.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

EMISSÃO ZERO - ISSUE ZERO

Inaugurado o super sustentável Instituto Masdar, do Foster: é primeira fase do ambicioso plano de emissão zero de carbono da cidade de Masdar, em Abu Dhabi.

Opened the super sustainable Masdar Institute, of Foster's is the first phase of the ambitious plan of zero carbon emission Masdar City in Abu Dhabi.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

JARDINS INCRÍVEIS - AMAZING GARDENS

Jardins de Versalhes
Em Paris, França
Projetados minuciosamente pelo paisagista André Le Nôtre, os jardins do maior palácio da Europa fazem jus à pompa do rei Luís XIV, o Rei Sol, que iniciou a construção do local em 1668. Quando se fala em minucioso, não é exagero. Os canteiros, lagos e esculturas se unem ao ambiente de maneira geométrica, como se nem uma folhinha estivesse fora do lugar.
Os caminhos são cercados por vasos e árvores, além das estátuas de bronze que volta e meia se misturam à paisagem, enquanto fontes inspiradas em figuras da mitologia grega surgem nos lagos. São cerca de 1400 delas, onde deuses como Netuno e Apolo emergem das águas como imagens reais petrificadas, tamanha a perfeição da arte. O eixo central dos jardins é o Grand Canal, um lago de quase 2 km de comprimento, criado com o propósito de refletir o pôr-do-sol e formar mais uma das mais belas cenas de Versailles.

Butchart Gardens
Em Vancouver Island, Canadá
Há mais de um século, a família Butchart conserva uma área de 22 hectares de jardins e recebe cerca de um milhão de visitantes por ano. Tudo começou em 1904, quando Jennie Butchart, a matriarca da família, resolveu enfeitar uma pedreira explorada pela empresa de cimento do marido com rosas e plantas de ervilha. Atualmente, o local tem cinco jardins: o Sunken Garden, o Jardim das Rosas, o Jardim Japonês, o Jardim Mediterrâneo e o Jardim Itália.
Para manter as flores abertas de março a outubro, a família conta com a ajuda de 50 jardineiros, que todos os anos renovam cerca de um milhão de mudas nos canteiros. A primavera, como já era de se esperar, é a temporada na qual os jardins estão mais bonitos. Árvores cerejeiras florescem, mais de 200 mil narcisos, tulipas e azaléias mostram suas cores e o ar ganha um cheiro suave e delicioso.

Keukenhof Gardens
Em Amsterdã, Holanda
Em holandês, “keukenhof” significa “jardim da cozinha”. Esse nome veio do século XV, quando o território onde hoje está localizado o jardim era usado como área de caça pela condessa Jacqueline de Wittelsbach. Entretanto, há 60 anos a situação está diferente: atualmente, cerca de 7 milhões de flores preenchem os 32 hectares do parque, entre narcisos, jacintos, bulbos e principalmente tulipas.
Vermelho, amarelo, azul, verde, rosa...a impressão que se tem é a de estar em um mar de flores coloridas, metricamente posicionadas para formar canteiros impressionantes. Entre as plantações, lagos, fontes, obras de arte, moinhos de vento e praças completam o cenário, onde é possível andar de bicicleta, de barco ou simplesmente a pé.

Yu Gardens
Em Xangai, China
Localizado em um antigo bairro de Xangai, o Yu Gardens foi construído durante a dinastia Ming há mais de 400 anos. É um lugar que reflete muito bem as técnicas de paisagismo e arquitetura chinesas, principalmente as do sul do país.
Mas o que mais atrai as pessoas para lá é, sem dúvida, a oportunidade de tirar algumas horas de descanso. Em uma das cidades mais movimentadas do mundo, um refúgio como esse é um privilégio.
No Rio de Janeiro, Brasil
No Brasil, quando o assunto é jardim esse é um dos mais lembrados. Cenário certo de novelas e cartões-postais brasileiros, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é marcado pela imagem de sua passarela de palmeiras imperiais, as Palma Mater, trazidas ao país por volta de 1808 como um presente a D. João VI.
O jardim tem milhares de amostras em um bromeliário, um orquidário e em hortas de plantas medicinais, insetívoras e carnívoras, que também servem como materiais importantes em estudos científicos e na preservação de espécies ameaçadas de extinção.
Entre as iniciativas mais interessantes, o Jardim Sensorial figura entre as primeiras, com o propósito de ajudar na inclusão social de deficientes visuais por meio de oficinas práticas de manutenção das plantas e recuperação de canteiros.


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Voce teria coragem? You have courage?

México – Museu Subaquático
As águas transparentes do Caribe se transformaram em um imenso museu natural. Inaugurado em outubro, o Museu Subaquático de Arte Contemporânea no litoral de Cancún é o maior do mundo debaixo d’água.
400 esculturas de cimento, que juntas pesam 120 toneladas, estão fincadas no fundo do mar. Elas foram esculpidas uma a uma durante anos pelo artista inglês Jason de Caires Taylor. A ideia é chamar a atenção para a degradação da vida marinha. Moradores locais serviram de modelo. Com o tempo, corais e algas vão cobrir seus contornos. A entrada é gratuita. Você só vai precisar de equipamento de mergulho e muito fôlego.

Ilhas Maldivas – Restaurante Ithaa Undersea
A cinco metros de profundidade, o teto de vidro ovalado do Ithaa Undersea oferece uma bela vista panorâmica de 180° do Oceano Índico. No almoço, o sol ilumina todo o mar e o ambiente resplandece de luz. Curiosos tubarões e arraias passam rente O visitante chega ao restaurante impecável, sem uma gotinha de água na roupa. O acesso é feito por uma plataforma na superfície e uma escada. Exclusivo, o restaurante comporta apenas 12 pessoas por refeição. Com culinária sofisticada, experimente o filé de peixe frito, coberto com xarope de mapple e molho de capim cidreira, acompanhado com purê de batatas. ao vidro para olhar a sua comida.



Emirados Árabes - Hotel Atlantis The Palm

Imagine-se em um aquário gigantesco, com mais de 65 mil animais marinhos. E que da janela do quarto é possível ver de pertinho arraias, tubarões e uma infinidade de peixes deslizando elegantemente. É possível? Sim, na extravagante Dubai tudo é possível.
As suítes submersas do Hotel Atlantis The Palm ficam no fundo da Lagoa Ambassador, na ilha artificial Palm Jumeraih. Luxuosíssimas, contam ainda com internet, TV a cabo e hidromassagem. Mas se quiser interagir com os animais, vá até as piscinas e nade com os simpáticos golfinhos. Só o preço é um tantinho salgado: a diária para casal custa 29.500 dirhams, cerca de R$ 9 mil.


EUA – Jules Undersea Lodge
é preciso mergulhar para chegar até o Jules Undersea Lodge, a nove metros de profundidade na Lagoa Emerald, na Flórida. Fique tranquilo, pois o “camareiro” se encarrega da bagagem, transportada em uma maleta à prova d’água.
Você vai se sentir como se estivesse em um submarino. São apenas dois quartos, pequenos e confortáveis. O espaço conta com telefone e ar condicionado. Mas a vedete é a janelona de 42 polegadas, que parece uma televisão com o vaivém de peixinhos.

Ilhas Maldivas – Hurvafen Fushi Spa
Se você relaxa enquanto observa um aquário, imagine contemplar o movimento vagaroso de tartarugas gigantes em pleno Oceano Índico. Essa é a ideia do Hurvafen Fushi, que abriga o único spa submerso do mundo. Tudo ali evoca o mar - dos tecidos fininhos que lembram algas às almofadas macias que parecem feitas de esponja.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CASAS DE ÓPERA - OPERA HOUSES

Itália – Teatro alla Scala

Mais famoso teatro de ópera do mundo, o La Scala, em Milão, esbanja glamour. Inaugurado em 1778, suas poltronas vermelhas são emolduradas pelo dourado das colunas, bancadas e camarotes enquanto do teto pendem magníficos lustres de cristal. Possui a maior área cênica do mundo, com 18 metros de profundidade e 38 metros de altura.

Reaberto em 2004, após dois anos de restauração, ganhou um toque hi tech: as poltronas contam com displays de fibra ótica que permitem ao espectador ler o texto, em cinco idiomas diferentes, durante a apresentação.

Também vale a pena visitar o museu do teatro, que reúne instrumentos musicais e partituras, além de coleções dedicadas a compositores como Puccini.

Austrália – Sydney Opera House

Cartão postal mais famoso da Austrália, o modernoso Sydney Opera House é considerado patrimônio mundial pela Unesco. Com design de conchas projetado pelo arquiteto dinamarquês Jorn Utzon, o teatro foi inaugurado em 1973 pela Rainha Elisabeth II.

O gigantesco complexo reúne cinco teatros, cinco salas de ensaio, dois auditórios, 60 camarins, quatro restaurantes, seis bares, biblioteca e diversas lojinhas. Seu maior auditório, o Concert Hall, tem capacidade para 2.678 espectadores. Subindo seus 200 degraus, se tem uma vista espetacular da Baía de Sydney e da Harbour Bridge, lugar perfeito para boas fotos.

Argentina - Colón

Conhecido pela sua excepcional acústica, o Teatro Colón, uma mescla de neorrenascentismo e barroco, reabriu neste ano com toda a pompa e circunstância que merece, depois de quatro anos de restauração.

No foyer, repare no delicado vitral da abóbada e no mosaico que forma o piso. Ao entrar na sala principal em forma de ferradura, contemple a cúpula pintada pelo renomado artista argentino Raúl Soldi. E uma curiosidade: para deixar as 2.500 poltronas mais confortáveis foram utilizados rabos de cavalo.


A capital da ópera e da música clássica não poderia deixar de ter um teatro à altura. O edifício neorrenascentista, inaugurado em 1869, é símbolo da Viena imperial. No finzinho da Segunda Guerra Mundial, um bombardeio danificou as estruturas do prédio, que foi restaurado e voltou a brilhar com o mesmo luxo de sempre.

Antes de entrar, aprecie as belas esculturas do alto da fachada: os dois cavalos voadores representam a Harmonia e a Poesia, enquanto as estátuas de bronze, fincadas em alpendres, representam o Amor, a Fantasia e o Heroísmo, o Drama e o Humor. O interior é ricamente adornado com pinturas em tela.

Suntuosa, a Ópera Garnier é considerada uma das obras primas da arquitetura neobarroca. A fachada é ricamente ornamentada com colunas de mármore rosa, frizos e esculturas e duas grandes estátuas douradas.

O salão principal é decorado com tapete de veludo vermelho e querubins folheados a ouro. O candelabro de cristal pesa mais de seis toneladas e o teto foi repintado em 1964 por ninguém menos que Marc Chagall.

Inaugurada pelo rei Luís XIV, em 1669, tem capacidade para 1979 espectadores. O teatro foi usado como pano de fundo para o romance O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Observatórios flutuantes - Observatories floating

Na semana passada, foi divulgado o projeto vencedor do concurso internacional Taiwan Tower Conceptual Design, que previa o desenvolvimento de um projeto de uma torre de, no mínimo, 300 m de altura, em virtude da comemoração dos 100 anos de fundação de Taiwan. Além disso, o projeto deveria ter como base a sustentabilidade.
O projeto do escritório romeno DSBA, produzido em parceria com Mihai Craiun, prevê a construção de uma torre de 390 m de altura, com um design que remete a uma árvore, que terá oito observatórios flutuantes e capacidade para carregar entre 50 e 80 pessoas.
Os observatórios serão construídos em material leve, contarão com gás hélio e serão movidos verticalmente por um elevador, ambos inclusos em um forte campo magnético. A estrutura da torre, que tem fundações que vão até 30 m abaixo da terra, será em concreto. Já a conexão dos observatórios com a torre será feita em aço, com acesso por meio de uma ponte retrátil.
Em relação à sustentabilidade, o prédio contará com área verde, circulação de vento natural integrada verticalmente, produção de energia elétrica através de turbinas axiais localizadas ao longo da estrutura do prédio, painéis fotovoltaicos em toda a estrutura, sistema de captação e reutilização de água da chuva e uma usina geotérmica de energia para aquecer o edifício durante o inverno e para aquecimento de água.
O prédio contará com uma central de informações, escritórios, restaurantes, espaços para conferências e um museu sobre a história do país. Apesar da altura, o prédio ainda é menor que o Taipei 101, com 509 m. O início da construção está previsto para 2012 e deve custar cerca de US$ 500 milhões. A intenção é que cerca de cinco milhões de pessoas visitem o prédio anualmente.

sábado, 20 de novembro de 2010

NOVO PALÁCIO - NEW PALACE

Vista do prédio que abriga o Palácio de Bellas Artes da Cidade do México, reinaugurado nesta sexta-feira, 19 de novembro. O reconhecido cartão postal do país, reabre suas portas depois de dois anos de obras de restauração. O Palácio foi dotado de novos espaços e tecnologia e recebeu um investimento de 688 milhões de pesos (cerca de US$ 55 milhões).

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PROJETO NOVA LUZ - NEW LIGHT PROJECT

O projeto que pretende revitalizar a cracolândia, no Centro de São Paulo, e transformar a região com bulevares e praças inspiradas em Barcelona e Nova York deve levar à desapropriação de pelo menos 89 imóveis - sendo 3 estacionamentos, 27 prédios e 59 galpões ou lojas. Esse número diz respeito apenas às melhorias urbanas, como a criação de parques, ciclovias e calçadões.

A maior parte das desapropriações, segundo o governo, virá de investimentos do mercado imobiliário, que poderá construir em mais de 20 quarteirões. O governo municipal já recebeu do consórcio responsável pelo estudo urbanístico da Nova Luz o mapa preliminar das desapropriações e o estudo de viabilidade econômica do projeto, que mostra onde e quanto o mercado imobiliário poderá lucrar na área - os dois trabalhos ainda não foram divulgados.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano informou que ainda não é possível precisar o número total de desapropriações, porque os estudos não estão completos e haverá audiências públicas. Entre as informações divulgadas na apresentação da primeira fase do projeto está um mapeamento que aponta quem é o morador da região da Luz atualmente e também o perfil que o consórcio espera atrair para viver na Nova Luz.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Azul vende mansão - Blue sells mansion

O empresário David Neeleman, sócio e fundador da Azul Linhas Aéreas, pôs sua mansão à venda nos Estados Unidos. A casa tem 1.235 metros quadrados e custa quase US$ 11 milhões, aproximadamente R$ 20 milhões.

A mansão em estilo colonial traz pedras e tijolos em sua fachada

Entrada da mansão: lustre e escada de acesso aos quartos

Sala de jantar com lareira

A mansão do empresário brasileiro que imigrou cedo para os EUA fazer fortuna como fundador de companhias aéreas, como a JetBlue e a Morris Air, está localizada em New Canaan, no estado de Connecticut, uma das áreas mais nobres da região Nordeste. A casa fica a uma hora de carro – sem trânsito – da ilha de Manhattan, na cidade de Nova York.

Escritório e biblioteca integrados

Cozinha e copa

Quarto do casal

Em estilo colonial, o imóvel foi projetado e construído para atender os desejos de Neeleman e sua mulher, Vicki. Eles têm nove filhos. Por isso, a mansão foi construída com oito quartos (incluindo o do casal), oito banheiros completos, oito lareiras, três lavabos, uma piscina, sala de cinema e uma quadra de basquete. Um elevador atende os quatro andares da residência, localizada em uma área abundantemente arbonizada.

Banheiro com hidromassagem e piso de mármore

Sala de estar

Salão de jogos com piano

A construção da mansão dos Neeleman ficou pronta em 2008 ao custo estimado de US$ 17 milhões (quase R$ 30 milhões, pela cotação atual do dólar). O valor é superior ao preço colocado à venda pela imobiliária Lynne Leonard Realty, um sinal de que até grandes mansões como a do acionista da Azul perderam valor de mercado com a quebradeira do mercado imobiliário americano.

Sala de cinema

Quadra de basquete

Piscina

O casal decidiu colocar a mansão à venda para buscar um outro imóvel nos Estados Unidos. Segundo Neeleman disse por meio da assessoria de imprensa da Azul, a casa se tornou grande demais depois que seus filhos cresceram – a maioria dos nove filhos já não mora mais com o casal. O empresário praticamente vive na rota aérea entre Brasil e Estados Unidos, não tendo planos de mudar definitivamente com a família para o País.

Fachada interna

Fachada interna com gramado

Vista aérea da construção, concluída em 2008

Vista área da mansão

Neeleman, de 51 anos, que nasceu em São Paulo e mudou para os Estados Unidos aos cinco anos com os pais, anunciou a criação da Azul em 2008, companhia aérea que passou a voar no fim daquele ano com aviões fabricados pela Embraer. É atualmente a terceira maior companhia aérea, depois da TAM e Gol.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...