Uma das principais dificuldades para quem deseja começar um empreendimento no comércio é achar o local para instalar seu negócio. A falta de recursos para custear o preço elevado das locações e a necessidade de expansão fizeram com que André Krai, empresário gaúcho de uma marca têxtil, enfrentasse o problema com muita criatividade. Durante uma viagem a Cingapura, assistiu ao lançamento de um carro feito em uma grande caixa de alumínio. Diante da proposta inovadora, o empresário teve a ideia de montar sua loja em um contêiner marítimo.
Para transformar o negócio, Krai reciclou contêineres com mais de 20 anos de uso e os adequou à finalidade comercial. A nova loja chamou atenção de clientes e outros empresários que gostaram da proposta. Com a oportunidade, o que era solução pessoal virou modelo de franchising com patente registrada e, desde 2009, a Container Ecology Store está presente em sete estados do Brasil.
A franquia desenvolvida pelo empresário gaúcho usa contêineres e materiais reciclados na estrutura das lojas, tem decoração padronizada e é voltada aos empreendimentos multimarcas. Para se tornar franqueado é preciso um investimento inicial de aproximadamente R$ 79 mil, além do pagamento mensal de royalties no valor de R$ 1 mil. Na instalação de novas lojas, Krai avalia o potencial de mercado das marcas e o local escolhido pelo franqueado, já que uma de suas exigências é que não existam duas unidades na mesma cidade. “É possível alterar uma loja de lugar, mas para isso o franqueado deve obter nossa aprovação. Qualquer erro na escolha pode ser fatal para o sucesso”, diz.
O modelo diferenciado de negócio já soma 40 franqueados no Brasil e fatura R$ 2 milhões por ano. “Nossa expectativa é dobrar o faturamento em 2012, alcançar 80 franqueados até o final deste ano e em breve lançar uma unidade na Alemanha”, afirma Krai. “Além disso, devemos lançar em São Paulo ainda no mês de junho o projeto de uma rede de hotéis em contêineres, para acompanhar o sucesso que atingimos no comércio”.
O uso de contêineres apresenta grandes vantagens aos comerciantes, já que o valor do investimento com locação é menor do que o necessário em uma loja comum e há o benefício da mobilidade. Entretanto, Heloisa Omine, professora do Núcleo de Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing, alerta para a necessidade do empreendedor identificar se o modelo pode ser aplicado ao seu negócio. “O empreendimento deve seguir o perfil da inovação e temporariedade. Caso tenha um caráter permanente, será mais complicado, já que os primeiros que usarem os contêineres serão inovadores, mas quem vier depois não criará uma identidade própria”, afirma.





Nenhum comentário:
Postar um comentário