sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

PRÉDIO CARACOL - BUILDING SPIRAL

O escritório espanhol Nàbito venceu o concurso Total Housing Competition 2010 com o projeto Stairscraper, que prevê a construção de um edifício de 74 pavimentos em forma de escada caracol. A competição foi promovida pela Organização Storefront for Art and Architecture, em Nova York.
Sem data para o início da construção, o edifício será erguido em Abu Dahbi, nos Emirados Árabes Unidos, e chama a atenção pela disposição das varandas sobre os apartamentos do andar inferior, dando uma orientação de 360° ao prédio. Segundo os arquitetos, o projeto prevê a interação entre os moradores, já que a varanda é unificada aos três apartamentos do pavimento. Também é possível visualizar a varanda do andar inferior.
Apesar da aparente falta de privacidade entre os apartamentos, o projeto arquitetônico partiu do conceito de integração do edifício no espaço público sem a perda das características privadas de um apartamento. A orientação circular do edifício tem a intenção de proporcionar uma espécie de visibilidade total do espaço onde o prédio está inserido, porém, a visão singular de cada andar fornece uma sensação de individualidade. Essa característica veio de encontro a uma das principais discussões promovidas pelo concurso: a alta densidade populacional em centros urbanos.
Os ambientes dos apartamentos foram distribuídos em três partes: uma diurna, uma de serviços e uma parte noturna. As áreas de convívio diurno, como a sala de estar, por exemplo, ficarão junto à varanda, enquanto a área de serviços será no centro do apartamento. Os ambientes privativos ficarão ao fundo.
O acesso aos apartamentos será feito por quatro elevadores e por uma escada também em forma de caracol, com a porta de entrada dos apartamentos localizada na varanda. A fachada do edifício será toda envidraçada, aproveitando a iluminação natural do local.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...