quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ALGUMAS IGREJAS ARREBATADORAS
SOME CHURCHES OVERWHELMED
ESTADOS UNIDOS
Air Force Academy Chapel
Em Colorado Springs
Parece um conglomerado de asas de aviões construído em aço e vidro, mas é o templo da Academia da Força Aérea e também uma das estruturas arquitetônicas mais pungentes do Colorado. A bem da verdade, deveria ser uma catedral das mais pós-modernas, mas é mais considerada como monumento de respeito a todas as fés – um respeito que custou $ 3,5 milhões nos anos 1960! O design de Walter Nesch. A capela (sim, o nome é um baita eufemismo!) tem 5 áreas: uma para protestantes (com 1200 lugares e um teto de mais de 30 metros de altura), uma para católicos (com 500 assentos e um vitral colorido representando o firmamento) e outra, mais modesta, para judeus (com paredes ovaladas e 100 lugares); além de duas separadas para todo e qualquer tipo de fé (como a dos budistas, a dos muçulmanos, etc.).
BRASIL
Catedral de Brasília
Em Brasília
Circundados por um espelho d’água, os 16 pilares de concreto da Catedral Metropolitana de Brasília são unidos por uma base circular com 60 m de diâmetro e foram projetados por Oscar Niemeyer. Todavia, ganharam os belos vitrais azuis, verdes e brancos da artista plástica Marianne Peretti. Se, no meio da nave, três anjos parecem descer diretamente do céu, na frente da igreja, os apóstolos recepcionam as centenas de milhares de turistas que passam por ali, independentemente de sua fé, já que a igreja foi pensada como um templo ecumênico.
COLÔMBIA
Catedral Las Lajas
Em Ipiales
O santuário colombiano faz frente a igrejas como Notre Dame, Sagrada Família e Basílica de São Pedro. O projeto surgiu no início do século 20, como um revival gótico para substituir uma antiga capelinha. Contam que, bem ali, uma índia recebeu chamados da Virgem Maria, tornando o lugar sagrado por excelência. Se a história é verdadeira ou não, pouco importa, pois a construção magnífica sobre o cânion do Rio Guaítara só pode ser um milagre no abismo.
ISLÂNDIA
Igreja de Hallgrímur
Em Reykjavík
Vista de diversos pontos da capital islandesa, a igreja mais alta e moderna do país, tem quase 75 metros de altura e carrega o nome de um poeta e clérigo do século 17, Hallgrimur Petursson. Sua construção foi a mais longa da história dessas terras geladas – demorou 38 anos para ficar pronta. Além de celebrar missas luteranas, de abrigar concertos e exposições de arte, também serve de torre de observação. Seus mais de trinta sinos, de formatos e tamanhos variados, podem ser ouvidos frequentemente, e não apenas em domingos e feriados.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...