segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Falecimento de escultor - Death of sculptor

O pintor e escultor catalão Antoni Tàpies morreu nesta segunda-feira (6) aos 88 anos, em Barcelona, na Espanha. A informação é do jornal "El País".



Um dos principais representantes da arte abstrata do pós-guerra, o artista foi nomeado marquês de Tàpies em 2010 por sua contribuição às artes plásticas. O artista possuía uma fundação em sua cidade natal, onde estava exposta boa parte da evolução de sua obra.



Entre suas obras destacam-se "Manchas Vermelhas", "Grande Pintura Pinzenta", "Corpo de Matéria e Manchas de Cor Laranja" e "Peça de Roupa".

Também realizou numerosas peças de cerâmicas, tapeçarias e esculturas e mosaicos, além do cartaz em homenagem ao centenário do time de futebol do Barcelona em 1999. O catalão ainda ilustrou várias publicações e é autor de livros de arte.



Além do marquesado que o Rei Juan Carlos lhe concedeu em abril de 2010, Tàpies foi reconhecido pela Academia de Belas Artes de Berlim e pela Kunstlerhaus de Viena, a fundação de arte mais antiga da Europa. Também recebeu os prêmios da Unesco e o Príncipe de Astúrias das Artes.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...