terça-feira, 29 de junho de 2010

TEATRO TOMBADO - THEATRE TOMB

O Conselho Consultivo do Patrimônio Histórico do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) aprovou, no dia 24 de junho, o pedido de tombamento do Teatro Oficina, localizado no bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo. Em análise técnica há sete anos, a proposta também previa a preservação de todo o lote do edifício. Essa decisão, no entanto, foi adiada pelos conselheiros e será definida em conjunto com governo do Estado e Prefeitura.

Montado num antigo casarão, o Teatro Oficina passou por uma reforma projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi em 1984 e concluída pelo arquiteto Edson Eloi em 1993. No projeto, manteve-se a fachada simplória da casa, mas ergueu-se no interior uma arquitetura de desenho moderno, em que transformava o imóvel em um teatro-pista com teto móvel e uma parede envidraçada de 150 m².

A vegetação existente também deve ser protegida, para que permaneça emoldurando a visão externa existente a partir do interior do teatro. Qualquer construção realizada no lote vizinho deverá respeitar os parâmetros predefinidos.
Além do tombamento pelo Iphan, o Teatro Oficina já é protegido pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo) e pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...