A passarela que conecta a avenida Presidente Vargas à estação metroviária Cidade Nova é sustentada por arcos metálicos, que redefiniram a paisagem naquele trecho da capital fluminense. Desenhadas pelo escritório JBMC Arquitetura e Urbanismo, a passarela e a estação - esta também equacionada com o uso de componentes metálicos - encontram-se em área cogitada para receber a futura parada do trem de alta velocidade. A seção da estação é uma abóbada em estrutura metálica, apoiada junto ao muro que separa a propriedade do metrô do terreno da Rede Ferroviária Federal. Voltar a abertura da abóbada para a avenida foi uma sugestão do projeto, pois essa disposição oferece vista do contexto urbano. A edificação/estação é formada por três pavimentos: plataforma, mezanino e piso técnico. “Os dois primeiros distanciam-se um do outro por altura de, aproximadamente, quatro metros”, detalha Corrêa. Ventilado naturalmente, o andar técnico (porão de cabos), abaixo da plataforma, possui pé-direito de dois metros.
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