segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Salas para a arte nos EUA - Rooms for art in the U.S.

O Metropolitan Museum of Art (Met) de Nova York inaugurou quinta-feira passada (12) seus novos espaços dedicados à história da pintura e da escultura norte-americanas, ao final de um projeto de renovação avaliado em US$ 100 milhões.
"Completamos, hoje, dez anos do início do projeto destinado a reinventar e reconstruir as galerias. É um grande momento para o Met", disse o presidente da American Wing (área destinada à arte norte-americana), Morrison Heckscher, ao apresentar à imprensa as novas instalações.
A renovação da coleção de história da arte dos Estados Unidos, que vai do século 18 ao começo do 20, foi realizada depois que Heckscher e sua equipe chegaram à conclusão de que a antiga disposição "não fazia justiça às obras exibidas".
As 26 salas de estilo clássico que ocupam 2.800m² passaram por trabalhos de reforma fazendo ressurgir "galerias com uma atmosfera histórica, apresentando obras-primas da pintura, da escultura e da arte decorativa", acrescentou Heckscher.
Em seu conjunto, as galerias oferecem um percurso pelo imaginário americano e suas correntes artísticas, desde retratos do período colonial (1730-1776), com destaque para John Singleton Copley, até o impressionismo (1880-1920) importado da Europa por Childe Hassam.
A primeira parte de renovação da American Wing havia sido concluída em janeiro de 2007, com as galerias dedicadas às artes clássicas nos Estados Unidos, e a segunda em maio de 2009, com a renovação do espaço do mobiliário e da decoração dos interiores históricos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...