Imagem de linha férrea do bairro de Marsilac (extremo sul) instalado no pilar lateral do Elevado Costa e Silva, perto da praça Marechal Deodoro
Painel com foto do Horto Florestal instalado em parede de galpão na rua Vitorino Carmilo
Embora o projeto tenha uma aparência futurista, a inspiração foi uma árvore, segundo Ohtake. É composto por uma base circular, com diâmetro semelhante ao de um tronco, na qual ficaria uma escada que levaria à base propriamente dita: elevada, em formato de disco feito de metal e vidro e com vista de 360°, mais ou menos do tamanho de uma copa de árvore. O projeto prevê vestiário masculino e feminino para PMs e salas de reunião, monitoramento e expediente. Após ter ajustes e ser levada a uma construtora, a proposta será enviada à prefeitura para o pedido de liberação da área. A expectativa é que a base seja entregue em meados de 2012 --o custo previsto é de cerca de R$ 350 mil, captados com parceiros.
A ideia da base, de acordo com a associação, nasceu da necessidade de ter um monitoramento coordenado das vias. Alguns moradores, inclusive, já doaram câmeras.