segunda-feira, 11 de julho de 2011

Teatros centenários - Theatres centenarians

THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO - imponente teatro, de estilo arquitetônico inspirado na Ópera de Paris, teve todo o edifício reformado, os vitrais e as pinturas decorativas recuperados, o palco modernizado e as poltronas renovadas. Inaugurado no dia 12 de setembro de 1911, a reabertura do municipal neste ano aconteceu poucos meses antes de seu aniversário de 100 anos.
Para o retorno em grande estilo, estão programados, até o fim do ano, concertos de música erudita, espetáculos de dança, apresentações de coral e óperas.

THEATRO MUNICIPÁL DO RIO DE JANEIRO - Um dos edifícios mais bonitos da capital fluminense, localizado na Cinelândia, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro também passou por um longo processo de restauração. Reaberto em maio de 2010, após um ano e sete meses fechado, suas colunas de mármore, as pinturas decorativas do teto, a águia dourada do topo da coluna principal e os grandes lustres ficaram ainda mais radiantes.
Inaugurado no dia 14 de julho de 1909, o teatro de 2.361 lugares é um dos principais espaços do País dedicado à música erudita, à dança clássica e ao teatro nacional e internacional. Ele possui também o seu próprio corpo artístico, formado por um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de balé.
TEATRO AMAZONAS - Orgulho dos manauaras e um dos principais pontos turísticos da cidade de Manaus, a grandeza do Teatro Amazonas é reconhecida até pelo viajante mais exigente. Inaugurada em 1896, a bela casa de espetáculos rosada é o principal legado dos anos de riqueza do ciclo da borracha. Boa parte dos materiais utilizados, como o mármore e os vidros italianos, foram importados da Europa.
THEATRO JOSÉ DE ALENCAR -O belo teatro de arquitetura eclética, inaugurado em junho de 1910, é um dos monumentos mais visitados de Fortaleza. Seu edifício é dividido em dois blocos. No primeiro, em estilo neoclássico, ficam a bilheteria e o foyer. No segundo, uma bela estrutura metálica importada da Escócia, estão o palco e a platéia, com capacidade para 800 pessoas. Basta uma volta pelo interior do edifício para admirar toda a sofisticação e requinte da época.
O escritor cearense que dá nome ao teatro é lembrado em detalhes da sala de espetáculos: o painel sobre o palco faz alusão a obras de Alencar e os camarotes levam nomes de livros do autor de O Guarani. Cheio de histórias, o lugar também tem suas lendas. Há quem diga que ronda pelas salas uma bailarina fantasma, sempre vestida de azul.
THEATRO DA PHAZ - Em 1878, a capital paraense abriu as portas do Theatro da Paz, o mais luxuosos teatro brasileiro até então, construído no período áureo do Ciclo da Borracha. O belo edifício neoclássico, criado para receber espetáculos de gênero lírico, recebeu este nome em homenagem ao término da guerra do Paraguai.
No fim do século 20, o teatro era um local para ver e ser visto. Toda a riqueza do período pode ser conferida logo no hall de entrada, com a escadaria em mármore italiano, lustre e estátuas de bronze francês, piso de pedras portuguesas e ornamentos em ferro fundido inglês. Todo material fora importado da Europa.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...