O Monumento do Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 1932 (nome oficial) é um projeto do escultor italiano Galileo Emendabili, que chegou ao Brasil em 1923 fugindo do regime fascista. Em mármore travertino, o monumento tem 72 metros de altura e foi inaugurado oficialmente em 9 de julho de 1955, um ano após a inauguração do Parque do Ibirapuera. Sua construção começou em 1947 e foi concluída apenas em 1970. Tombado pelos conselhos estadual e municipal de preservação do patrimônio histórico, o mausoléu que existe dentro do obelisco guarda os restos mortais dos quatro estudantes mortos durante um protesto contra o governo Vargas - Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade -, cujas iniciais formam a sigla MMDC, o grande símbolo da revolução. A cripta existente no monumento também mantém as cinzas, a partir deste sábado, de outros 799 ex-combatentes.
O monumento é formado pelo obelisco e pela cripta e foi concebido baseado em relações numéricas, que levam sempre a algum número da data da revolução: 9/7/1932. O obelisco tem 81 metros de altura, cuja raiz quadrada é 9. Também tem 9 metros a base maior do trapézio, no chão, para quem olha o monumento de frente. Na base menor, em cima, tem 7 metros.
A largura da cripta, embaixo, tem 32 metros. Quem olhar de frente o perfil da planta, teria as dimensões 32 - 9 - 7, que lembram o ano, o dia e o mês do início do conflito. Para entrar no monumento é preciso percorrer 9 degraus. A partir do acesso, existem três grupos de três arcos cada, somando 9 arcos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário