terça-feira, 12 de julho de 2011

Morar na empresa - Living in the company

Diversas grandes companhias estão oferecendo quartos para seus funcionários em prédios residenciais dentro de seus parques industriais.


Na sede da Huawei, em Shenzhen, onde trabalham 30 mil funcionários, há um hotel para visitantes de outras localidades e apartamentos residenciais que acomodam 350 trabalhadores. Há também um clube com piscina, quadras e mesas de ping-pong, biblioteca, academia, hospital e caixas de bancos. Quando o apartamento é muito distante do prédio de trabalho, há vans e ônibus disponíveis durante o dia inteiro. Segundo as empresas, os funcionários não precisam dividir quartos e, em alguns prédios, têm também serviço de lavanderia e internet sem fio. Na BYD, os dormitórios ficam a cerca de 200 metros dos edifícios administrativos e unidades fabris, o que elimina a necessidade de meios de transporte para ir de um prédio a outro.

Apesar de parecer ideal, a facilidade oferecida pelas companhias tem seus pontos desfavoráveis. Se, por um lado, fica fácil encontrar os colegas para reuniões, por outro fica difícil fugir do ambiente de trabalho para relaxar. Os universos particular e corporativo acabam se tornando um só e os funcionários não convivem muito com outras pessoas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...