segunda-feira, 30 de maio de 2011

Conhecendo o Camboja - Knowing the Cambodia

Centenas de monges cobertos em vestes cor de açafrão caminham tranquilamente em bulevares arborizados, rumo aos templos budistas. O contraste é nítido face à cacofonia de motos, tuk-tuks, bicicletas e veículos que disputam um lugar nas ruas.

Phonm Penh (Pronuncia-se Nón Pén), uma das capitais mais atraentes do Sudeste Asiático é relativamente pequena. A maior parte das suas atrações fica no centro, seu bairro mais agradável, e podem ser percorridas à pé.
Ao visitar a residência do Rei Norodom Sihamoni, construída no século XIX, lembre-se de usar uma roupa que cubra suas pernas e ombros. O Palácio, com seus domos khmer e detalhes dourados é ponto de referência visual e atração mais ilustre da capital do país. Um santuário de paz dentro da agitada metrópole, o complexo abriga pavilhões de arte, jardins exuberantes e inúmeros templos construídos no tradicional estilo arquitetônico Khmer.
Indispensável é a visita ao Pagoda de Prata, dentro do complexo, que deve seu nome ao chão construído com mais de 5 mil placas do metal precioso, cada uma pesando 1kg. Budas em cristal Baccarat, ouro, mármore e pedras preciosas, assim como artesanatos, jóias e afrescos dão uma amostra de todo o brilho e riqueza da arte Khmer.

Para aprender mais sobre a triste história do Camboja, não deixe de visitar o museu Tuol Sleng, em Phnom Phenh, um antigo centro de tortura e detenção das vítimas do massacre. Outro lugar arrepiante é o Choeung Ek, a cerca de 15km da capital, um antigo campo de extermínio que hoje abriga um museu, valas comuns e uma torre de vidro repleta de caveiras humanas.
Apesar de Sihanoukville estar se desenvolvendo rapidamente, o balneário ainda tem um charme rústico. Cada centímetro da Serendipity Beach, a praia mais frequentada da cidade, foi tomada por inúmeras barracas quase idênticas, com confortáveis cadeiras estofadas, lounges e até wi-fi de graça. O público é quase todo formado por mochileiros europeus e o clima é de festa o ano todo. Aqui você encontra hospedagem com ótimo custo-benefício, a partir de US$7 por noite.

Siem Reap, destino obrigatório (e às vezes único) de quem vem ao Camboja, é ponto de partida para o que algumas pessoas chamam oitava maravilha do mundo: Angkor Wat. O templo, que estampa a bandeira nacional, que dá nome à cervejas e hotéis, é muito mais do que uma obra de arte arquitetônica: ele é o epicentro e fonte maior de orgulho da civilização Khmer, um casamento estonteante de espiritualidade e simetria. Angkor Wat é considerado o maior edifício religioso do mundo.


Krong Koh Kong, no sudoeste do país, é um lugar perfeito para curtir uma experiência mais rústica: praias de água cristalina acessíveis apenas de barco, manguezais, montanhas, florestas e cachoeiras quase desertas. Na pequena cidade há uma oferta abundante de hotéis e pousadas confortáveis, além de diversos restaurantes. De Krong Koh Kong pode-se atravessar para a Tailândia, que fica a 10 km de distância.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...