segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Sustentabilidade em / Sustainability in Portland

Projetado pelos escritórios THA Architecture e GBD Architects, a obra, localizada em Portland, Oregon, tem propósito de oferecer aos moradores de centros urbanos de alta densidade populacional recursos sustentáveis.
Com certificação LEED, na categoria Ouro, o Cyan satisfaz uma demanda crescente por um estilo de vida urbano ambientalmente consciente. Devido ao detalhamento estratégico, foi possível alcançar um edifício altamente eficiente.

Seus apartamentos, apesar de compactos, deixam a sensação de que são bem maiores do que os 168 metros quadrados, em média, que realmente possuem. Combinando várias comodidades na vizinhança, um sistema dinâmico de tráfego, um pátio comunitário e diversos parques adjacentes, as vantagens do Cyan são atestadas pela sua alta taxa de ocupação, de mais de 80%.

Em dezesseis andares, com 116.000 metros quadrados, o proeminente Edifício Cyan, localizado na parte central da cidade, oferece um novo modo da vida urbana sustentável. Projetado com a crença de que o menos pode ser mais, a maior parte das suas 364 unidades são compactas, de um e dois dormitórios, e abaixo dos 168 metros quadrados.

O projeto do Cyan reflete esta prioridade em cada escala. Seus apartamentos são dotados de enormes janelas duplas e divisões deslizantes que criam um sentido de amplidão e permitem configurações flexíveis. A cozinha é compacta e dotada de aparelhos energicamente eficientes; nos banheiros, as privadas possuem descargas dual-flush, os chuveiros são de baixo fluxo e os acessórios realçam a eficiência no uso da energia e da água


Vidros duplos de alta performance e sensores de movimento para os sistemas de iluminação reduzem em 20% o consumo de energia, quando comparado a edifícios com o mesmo tamanho e função.

Com a sua dinâmica fachada envidraçada e o andar térreo integrado ao espaço público, o Cyan coloca-se firmemente no seu contexto urbano

A água da chuva, tão abundante em Portland, é capturada e filtrada pelo eco-telhado antes de ser armazenada, para a irrigação, em uma cisterna com capacidade para cerca de 150 mil litros.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...