segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Estádios Copa 2022 - World Cup 2022 Stadiums

Mesmo sem saber se sediará a Copa do Mundo de 2022, o Qatar já preparou 12 projetos de estádios para os jogos. A Fifa deve anunciar os países-sede das Copas de 2018 e de 2022 no dia 2 de dezembro. Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal, Rússia, Inglaterra, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos e Austrália também concorrem por 2022. Independentemente da decisão da entidade, cinco estádios serão construídos: o Lusail Iconic Stadium, o Sports City Stadium, o Education City Stadium, o Al-Khor Stadium e o Al-Wakrah Stadium.
Os projetos de todos os estádios previram sistema de captação de luz solar, funcionando com energia própria durante os jogos e fornecendo energia à cidade enquanto não houver partidas. Além disso, a energia também deve ser aproveitada para o resfriamento dos estádios, garantindo o conforto dos torcedores e jogadores.
Lusail Iconic Stadium
Com projeto de Foster+Partners, o principal estádio projetado para a Copa 2022 deve receber as partidas de abertura e de encerramento dos jogos. Com capacidade para 86.250 pessoas, a arena localizada em Lusail continuará como sede para grandes eventos esportivos no Qatar
Doha Port Stadium
Com capacidade para 44.950 pessoas durante o evento, o estádio será completamente desmontado após a Copa. Para o resfriamento do estádio, a água do Golfo passará constantemente por sua fachada.
Sports City Stadium
Um dos principais projetos para a Copa, o Sports City Stadium conta com tecnologia para "reconfiguração" da arquibancada e do gramado, possibilitando a utilização do espaço para outros eventos, sejam eles relacionados a futebol ou não. A arena contará com capacidade para 47.560 pessoas e uma cobertura retrátil. Education City Stadium
Projetado para ser construído no centro da Education City, que conta com vários campi de universidades. Durante a Copa, a arena terá 45.350 lugares, reduzidos posteriormente para 25 mil.
Umm Slal Stadium
Com arquitetura que relembra tradicionais fortes árabes, o Umm Slal Stadium teria capacidade para 45.120 pessoas durante a Copa e para 25.500 pessoas após os jogos. O estádio pertencerá ao Umm Slal F.C.
Qatar University Stadium
Com fachada na cor dourada e formas geométricas componentes da cultura local, o estádio será utilizado, após a Copa, para competições estudantis. Inicialmente, o estádio terá capacidade para 43.520 pessoas. Após o evento, reduzirá o número de assentos para 23.500.
Al-Gharafa Stadium
Para simbolizar a amizade entre as seleções classificadas para a Copa, a fachada do Al-Gharafa Stadium será reformada e composta por faixas coloridas, representando também tolerância e respeito entre os participantes. Atualmente com 21.175 lugares, o estádio passará a contar com 44.740 assentos durante o evento e retornará para sua capacidade inicial depois dos jogos.
Al-Khor Stadium
O formato do Al-Khor Stadium relembra uma concha do mar. Dos assentos mais altos, é possível ver o Golfo Pérsico. Construído todo nas cores da bandeira do país (branco e vermelho), o estádio terá capacidade para 45.330 espectadores durante os jogos e para 25.500, após o evento.
Al-Rayyan Stadium
Já existente, o Al-Rayyan Stadium será expandido e reformado. Após a reforma, o estádio contará com uma fachada onde serão projetadas imagens, seja dos jogos da Copa, seja de notícias. Atualmente, o estádio tem 21.282 lugares e contará com 44.740 assentos durante a Copa, sendo reduzido à sua capacidade inicial após os jogos.
Al-Wakrah Stadium
Juntamente com Al-Wakrah Stadium, serão construídas uma arena multiuso e outra para esportes aquáticos, formando o Complexo Esportivo Al-Wakrah. 45.120 pessoas assistirão aos jogos no estádio, que terá sua capacidade reduzida para 25.500 pessoas após a competição.
Al-Shamal Stadium
Com uma arquitetura que lembra um barco de pesca utilizado na região, o Al-Shamal Stadium terá uma fachada de madeira. Logo ao lado do Golfo Pérsico, o estádio terá capacidade para 45.120 pessoas durante a competição e para 25.500 espectadores após os jogos.
Khalifa International Stadium
Redesenhado para os jogos asiáticos de 2006, o Khalifa International Stadium ganhará 18.030 novos assentos, alcançando a marca de 68.030 lugares. O estádio chama atenção pelos seus arcos, que iluminam o campo, e por ter somente uma parte das arquibancadas coberta.
Das 12 arenas, nove foram projetadas com arquibancadas modulares, que seriam retiradas após o torneio e enviadas a países em desenvolvimento. O Doha Port Stadium, previsto para a península artificial da cidade, seria totalmente desmontado após a competição. Esses nove estádios teriam assentos para 40 mil a 50 mil pessoas durante o evento e de 20 mil a 25 mil após a desmontagem de duas arquibancadas superiores.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...