quarta-feira, 3 de novembro de 2010

As ondas dinamarquesas -The waves Danish

O mar, as pontes e as colinas da pequena cidade de Vejle, na Dinamarca, inspiraram os arquitetos do escritório Henning Larsen Architects a conceber, no ano de 2006, o projeto do The Wave, um conjunto de edifícios residenciais que, quando concluído, terá um total de 140 apartamentos.Parcialmente concluída no final de 2009, a obra ocupa um terreno de 14 mil metros quadrados em Skyttehusbugten, um bairro residencial localizado em frente aos fiordes da região.
A proposta original prevê a execução de cinco volumes, mas, por enquanto, apenas dois edifícios estão completos. Suas silhuetas em formato de onda, porém, já alteram significativamente o skyline de Vejle, uma cidade portuária e industrial com pouco mais de 55 mil habitantes, no sudeste dinamarquês.
As formas curvas do The Wave destacam-no neste contexto industrial e conquistam o objetivo de seus empreendedores: reverter o padrão arquitetônico local, em que predomina a monotonia de cores e formas, e alegrar a paisagem natural, marcada pelo clima frio e chuvoso.
O edifício tem nove andares, sendo que a maior parte dos apartamentos é duplex. Todos têm vista para o calçadão que margeia a orla de Vejle e incluem terraços de 2,5 metros de comprimento, com piso de madeira de reflorestamento e estrutura de metal. O projeto está implantado sobre um andar térreo que conta com serviços privados, como uma grande cafeteria conectada à marina de Vejle, que está a apenas 100 metros do edifício.
Na fachada, predominam do chão ao teto grandes panos de vidro transparente, cuja função é permitir a entrada de luz natural nos principais ambientes dos apartamentos.
O exterior da onda é coberto com porcelanato durável, material que permite a retenção de calor e que tem uma textura que impede a retenção de detritos. Esse revestimento faz com que, durante o dia, as ondas brancas sejam refletidas pela água do mar, enquanto à noite, seu perfil distingua-se na paisagem por conta da iluminação colorida das estradas e dos parques do entorno.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...