sexta-feira, 22 de outubro de 2010

TORRES GÊMEAS - TWIN TOWERS

O Muxarabi, elemento da arquitetura árabe feito de treliças que protegem da insolação excessiva, inspirou o escritório de arquitetura norte-americano Aedas no projeto das torres do Adic - Abu Dhabi Investment Council, nos Emirados Árabes. Escolhido por meio de um concurso internacional fechado, Aedas criou duas torres gêmeas de 25 pavimentos – 150m de altura – com fachadas envidraçadas cobertas com “colméias” automatizadas que reagem ao trajeto do sol, reduzindo a carga do ar-condicionado em 25%.
“Na forma de um 'muxarabi dinâmico', a tela diáfana envolve a parte exposta do edifício, abrindo e fechando em resposta ao percurso do sol de forma a reduzir o ganho térmico”, explica o arq Peter Oborn, diretor do escritório de arquitetura.Projetados para receber a certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, os arranha-céus dispõem de coberturas inclinadas para o sul, equipadas com sistemas fotovoltaicos que gerarão 5% da demanda total de energia consumida pelo conjunto.
Com previsão de término para 2012, as torres fazem parte do Abu Dhabi 2030, plano urbano elaborado em 2007 para orientar o crescimento do emirado até o ano 2030.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...