terça-feira, 10 de agosto de 2010

FEITO DE ÁGUA ?? - MADE OF WATER ??

O escritório norte-americano Axis Mundi, chefiado pelo arq John Beckmann, é autor de um projeto de retrofit para o edifício da empresa de água mineral H2O, em Barcelona, na Espanha. Inspirado no tema do negócio, o arquiteto resolveu criar uma fachada feita de um compósito fenólico que mimetiza a água em movimento.

Fixada ao antigo edifício de seis andares por meio de uma estrutura metálica treliçada, a nova fachada atua como brise soleil, além de servir de estratégia de marketing da marca. Para criar o efeito de ondulação semelhante ao da água, Beckmann fotografou a superfície de um lago sob a interferência de ondas. “Documentamos, categorizamos e estudamos o reflexo da luz na superfície de rios e lagos”, explica o arquiteto.

A imagem foi então importada para um software para modelagem em 3D, que permitiu a reprodução volumétrica do padrão de interferência na superfície da água. O envelope fluído contém rasgos criados nas sobreposições das ondas. “A duplicação e deslocamento da pele criaram interseções que foram removidas de forma a gerar aberturas com um formato fluido e orgânico”, diz Beckmann.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...