segunda-feira, 29 de março de 2010

NOVA LUZ / NEW LIGHT

A nova sede do Centro Paula Souza será implantada, juntamente com uma escola técnica estadual, na região da Luz, no centro de São Paulo. Além da conformação em pórtico do complexo, quase simbolizando a entrada do bairro, a atração é o térreo livre, de uso público.
O lote - delimitado pelas ruas Aurora, Andradas, Timbiras e General Couto de Magalhães, tendo num dos vértices a praça Alfredo Issa - foi desapropriado pelo governo do estado, para ocupação por uma edificação institucional. Coube ao Centro Paula Souza instalar ali sua sede administrativa e uma unidade da sua rede de escolas técnicas. Dos imóveis preexistentes se manterá apenas um, devido a sua escala e planta flexível, segundo Spadoni. Redesenhado, o edifício será absorvido pelo novo conjunto.
A configuração sugeria que o lote fosse tratado como chão público. A proposta assemelha-se a uma praça com edifícios flutuantes, já que a elevação dos prédios permitirá a passagem entre as ruas Aurora e Timbiras. Serão duas edificações em forma de barras retangulares com cerca de 80 metros, posicionadas no limite das vias, com as faces principais voltadas para as ruas dos Andradas (sede do Paula Souza) e General Couto de Magalhães (escola).
São construções independentes, de configurações plásticas distintas, mas ambas com cerca de 30 metros de altura. Do ponto de vista urbanístico, discorre Spadoni, a solução mescla a tipologia da quadra tradicional, fechada, à da quadra moderna, com o centro livre.
A praça no miolo do lote é também composição dupla: parte será seca e a outra fração terá árvores plantadas no subsolo, que crescerão através de rasgos na laje do térreo e terão as copas praticamente na altura dos pavilhões. No bloco da escola, a quadra é um volume em balanço sobre a praça. Uma cobertura comum, perpendicular aos edifícios, ligará a Etec e a sede do Centro Paula Souza.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...