Edifício Casa das Arcadas - 1928
Constituída basicamente de argamassa, elementos decorativos, granitos vermelhos, esquadrias, guarda-copos e portas em ferro e vidro, a fachada do Casa das Arcadas sofreu tanto com a deterioração do tempo como com as intervenções realizadas pelo comércio local.
Edifício Casa das Arcadas - 2009
No projeto de restauro, foram avaliadas e removidas todas as descaracterizações do edifício, como revestimentos de azulejos, lambris de alumínio, displays expositivos de mercadorias feitos em ferro e vidro, bandeiras de chapa metálica/alvenaria e vigas de concreto executadas para suporte de anúncio.
DO ORIGINAL ATÈ A VERSÃO RESTAURADA EM 2009
Também foi executada a argamassa de revestimento com o mesmo tipo de material utilizado na época em que foi construído, obtido através de testes laboratoriais, seguindo a volumetria e formato dos elementos originais encontrados.
Rejuntes foram refeitos, oxidações foram removidas e processos de corrosão, interrompidos. A fachada passou por uma limpeza com jateamento de água, remoção mecânica e química de resíduos e pintura com tinta látex.
Todo o projeto foi valorizado com a implementação luminotécnica , que instalou 47 arandelas com lâmpadas de vapor metálicoe 36 projetores com lâmpadas fluorescentes, permitindo o realce do entablamento, capitéis ornamentados (topos das colunas) e mísulas, características arquitetônicas que remetem ao estilo neoclássico, predominante no Centro paulistano da primeira metade do século XX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário