sexta-feira, 4 de setembro de 2009

EXPOSIÇÃO INÉDITA DE HENRI MATISSE

Henri Matisse foi um dos artistas de maior destaque do século 20 e pode ser considerado um homem à altura de Pablo Picasso. Em mais uma comemoração ao ano da França no Brasil, a exposição inédita "Matisse Hoje" dominará, a partir deste sábado (05), os corredores da Pinacoteca do Estado, em São Paulo, trazendo 93 obras entre pinturas, desenhos, fotos, esculturas, documentos e livros ilustrados, além das obras de franceses que ainda utilizam as suas técnicas.

"Natureza morta com magnólia", de 1941, é um dos destaques da exposição

Sete salas da Pinacoteca vão agrupar os trabalhos, divididos em cinco temáticas: “Paisagens iniciais”, “Naturezas mortas”, “Mulheres nos interiores, odaliscas”, “O gabinete de artes gráficas” e “Papéis recortados”.

"O torso de gesso", pintado em 1919
Dentre as obras representativas de cada fase da carreira de Matisse destacam-se “Nature morte au magnólia” (1941) e “Nu rose Assis” (1935-36), vindas do Musée National d’Art Moderne – Centre Pompidou, em Paris; os painéis serigrafados “Océanie”, “Le ciel” e “Océanie, la mer”, um conjunto de desenhos, gravuras e livros ilustrados da coleção do Musée Matisse e obras oriundas de coleções particulares.

Henri Cartier-Bresson registra Matisse em casa durante a Segunda Guerra, em 1944


De 05 de setembro a 1º de novembro de 2009

Pinacoteca do Estado de São Paulo (Praça da Luz, 2)

Terça a domingo, das 10 às 18h

Ingressos: R$ 6 (entrada gratuita aos sábados)

Informações: (11) 3324-1000

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...