A requalificação da área de 17 km entre o aeroporto e o centro da cidade de Montreal, no Canadá, ocupada, hoje, por um grande corredor de rodovias, viadutos e terrenos vagos, era a principal proposta do concurso internacional de ideias “YUL-MTL: MOVING LANDSCAPES”.No total, 578 escritórios inscreveram suas propostas para participar da competição. Três foram premiados e outros 11 levaram menções – dentre eles, o escritório brasileiro zerOgroup, em parceria com o uruguaio Fabrica de Paisaje.
O projeto X-Ambiance(s) integrou a infra-estrutura à paisagem. No nível da rodovia, os dois fluxos existentes foram reduzidos para duas pistas em cada sentido, e, um terceiro fluxo, que pode ser alternado de acordo com a necessidade, foi criado. No espaço que sobrou foi possível até instalar uma linha de transporte público, que conecta aeroporto e centro. Um campo piezelétrico será o elemento conector horizontal. As hastes flexíveis de diferentes alturas, com pequenos bulbos de LED em suas extremidades superiores, geram uma cenografia que remete aos campos agrícolas tradicionais com tecnologia de ponta, gerando energia e iluminação para o corredor.
As conexões transversais ao corredor foram feitas a partir de intervenções estratégicas, de programas variados, de acordo com forças contextuais, logísticas, estéticas ou performativas. Os volumes de forma anelar funcionam como pontes e túneis que atravessam o corredor e interagem com os territórios vizinhos. Os anéis tomam diferentes formas e configurações em função de sua localização no território e criam assim um campo emblemático ao longo do percurso. A infra-estrutura na cidade de Montreal também foi abordada, pois representava uma possibilidade de intensificar uma paisagem inexplorada. O projeto revela e conecta estas paisagens subterrâneas e cria uma nova paisagem urbana contemplativa.
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