segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Hollywood no Planalto-Hollywood in the Highlands

“Uma caixa de concreto e madeira que parece repousar sobre o solo.” Assim o arquiteto Marcio Kogan define um de seus projetos mais recentes, uma morada de 270 m² na ponta de um dos braços do Lago Paranoá, em Brasília (DF). Estruturada a partir de dois volumes de concreto, a edificação – que também leva a assinatura de Susana Glogowski – preza pela flexibilidade e pela integração dos ambientes e da natureza. A inspiração foi mais do que especial, a própria arquitetura da Capital Federal, marcada por grandes nomes da história. “O projeto é um comentário poético sobre a arquitetura moderna, sobretudo o modernismo brasileiro, a partir de uma releitura contemporânea dos materiais e das técnicas construtivas”, conta Kogan, que conseguiu integrar, sem isolar. Mesclando traços retos com a sinuosidade da natureza.
No bloco inferior, que acomoda a suite principal, um dormitório, um banheiro, a área de serviço e a garagem, os profissionais deram ênfase à privacidade dos moradores. Os brises verticais de madeira da fachada ajudam a filtrar a luz. E se quiser convidar a natureza a fazer parte da morada, basta abri-los inteiramente. Um solário, ideal para aproveitar os momentos de folga, toma conta da parte superior do bloco, interligado com o deque da piscina da externa por uma escada de concreto aparente. Na transversal, o segundo volume fica suspenso, como se flutuasse pelo lote, acima da piscina. “Essa parte da edificação fica apoiada no boco térreo de um lado e sobre pilotis do outro”, afirma o arquiteto. Composto por amplos panos de vidro que permitem a contemplação da paisagem ao redor, o bloco quase não possui paredes, integrando as salas de estar e jantar, a cozinha e um pequeno escritório. Uma ampla bancada vermelha ajuda a delimitar os espaços e cortinas brancas se encarregam de criar um clima intimista.

O bom gosto também se destaca. Logo no hall de entrada somos recebidos por um painel exclusivo de Athos Bulcão.“É, possivelmente, sua última obra, um componente muito especial”, diz Kogan. Luzes pontuais tratam de deixar o trabalho do artista ainda mais belo.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...