sábado, 26 de março de 2011

MÁRMORE GREGO - GREEK MARBLE

A ilha de Tinos tem 11 mil habitantes, e desde 1823 é o centro de peregrinação mais importante da Grécia, ao qual partem ao ano 500 mil cristãos em busca de consolo. Muitos fiéis sobem de joelhos o caminho que leva à catedral da milagrosa "Virgem Evangelista". Os antigos narradores da Europa ocidental relacionavam indiretamente a peregrinação a Tinos com o da próxima ilha Delos, em homenagem à deusa Ártemis da Antiguidade. De fato, entre os gregos, três orações em Tinos equivaliam a uma viagem à Terra Santa.

Tinos é o maior centro de arte em mármore, que ganhou terreno durante os anos do domínio veneziano graças às técnicas que trouxe este poder a partir de outros lugares da Grécia. Inclusive há relatos do século 14 nos quais os venezianos encomendavam mármore verde para a catedral São Marco, e segundo rumores, este material foi utilizado também no Vaticano, espalhando sua arte pela Alemanha, Bulgária, Romênia, Turquia, Ucrânia, Egito e Rússia.

Um museu sobre a técnica do mármore e sua história pode ser visitado no povoado de Pyrgos, que tem algumas das 20 oficinas da ilha. A técnica é a mesma usada pelos gregos há 25 séculos, como na Acrópole de Atenas, e atualmente, analistas da ilha trabalham na restauração dos monumentos dessa cidade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...