quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Palcos e cortinas - Stage and curtains

Com a inauguração em 2010 do Grand Canal Theatre, Daniel Libeskind fez sua estreia na cidade de Dublin, capital da Irlanda. A construção é marcada por soluções inspiradas no palco de um teatro, como a ampla fachada de vidro com quatro recortes, todos inclinados desde a cobertura até o chão e alternados no sentido diagonal, lembrando uma imensa cortina de pano.
De acordo com Libeskind, a proposta é compor um volume dinâmico e escultórico que dialogue com as atividades comerciais e residenciais do entorno para, assim, se tornar um marco urbano e um centro cultural de Dublin. Assim, concebeu um edifício de 13 mil metros quadrados e sete pavimentos, cuja construção teve um custo total de US$ 100 milhões.
O teatro faz parte de um complexo multiuso que conta, ainda, com dois edifícios de escritório, previstos para serem inaugurados ainda em 2011. Com 45,5 mil metros quadrados, eles terão fachadas gêmeas, átrios envidraçados, telhados verdes e serão revestidos com pele dupla de vidro e aço leve, além de placas cerâmica com padrões geométricos. Seu acesso será feito tanto pela Grand Canal Square quanto por avenidas do entorno.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...