sábado, 29 de janeiro de 2011

MUSEU POROSO - POROUS MUSEUM

Projetado pelos arqs nova-iorquinos Diller Scofidio + Renfro, o novo museu da Grand Avenue, a principal avenida do centro de Los Angeles, nos EUA, vai abrigar o acervo da Broad Foundation, que conta com uma coleção de mais de duas mil obras de arte contemporânea. Mas, o que chama mais a atenção no novo museu, que vai dividir a rua com o famoso Walt Disney Concert Hall de Frank Gehry, é a sua cobertura, composta por uma espécie de tela porosa, apelidada de véu, que ajuda a aproveitar o máximo possível de luz natural. A estrutura da edificação é metálica, já a “pele” perfurada que a cobre é de concreto estrutural.
Orçado em 130 milhões de dólares, o museu de três andares terá papel central na reurbanização da Grand Avenue. Com 11,2 mil metros quadrados, o “The Broad” vai contar com estacionamento coberto, um auditório, galeria multimídia, lobby, loja, bar, café, além de arquivos e espaços de armazenamento.
Todo o segundo andar da edificação é ocupado pelo arquivo do museu, que, diferentemente da maioria dos museus, permanece em exposição. Já no terceiro andar, há uma grande galeria e um vão livre. Neste andar, tudo é iluminado pela luz natural, que se faz presente pelo exoesqueleto arejado e pelas clarabóias.
Os espaços em torno do museu serão paisagísticos e a praça pública servirá como um parque para a comunidade. Além disso, uma nova estação de metrô será localizada no local, facilitando o acesso ao museu por meio de transportes públicos.
A previsão para conclusão de todo o museu é de 2013

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...