sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Comunidade regenerada - Community regenerated

Projetado por Edward Cullinan Architects, do Grupo Hyde, em parceria com as empresas Real eINplace, uma filial do Grupo Hyde, o Stonebridge Hillside Hub é o componente final de um plano para regenerar a comunidade Stonebridge, localizada no bairro londrino de Brent. Os 1.775 apartamentos erguidos nos anos 1960 foram substituídos por 1.903 novos apartamentos (59% disponíveis para aluguel, 8% para uso compartilhado e 33% para a venda privada).
O Stonebridge é uma parte vital desta regeneração. Além de apartamentos, ele inclui unidades comerciais, estabelecimentos voltados para os cuidados com a saúde, um café, supermercado e um centro de comunidade popular.
Esta área do bairro londrino de Brent é densamente povoada, com vários bairros antigos e conjuntos habitacionais em declínio, com clara necessidade de renovação. A regeneração do local inclui melhorias nas habitações e instalações, reurbanização das ruas e criação de um espaço aberto valioso para a comunidade.

O conceito do Stonebridge foi desenvolvido depois de oficinas públicas e eventos da comunidade. Estes buscaram uma solução mais radical para a variedade de facilidades necessárias: residencial, serviço de saúde, comunidade e comercial. Unir tudo isso em um único edifício foi um desafio técnico para o desenho e equipes de projeto.
Há 25 apartamentos de propriedade compartilhados e 34 apartamentos privados. Stonebridge tem fortes sinais de sustentabilidade. Todos os apartamentos usam um sistema de ventilação de modo misto para proporcionar ventilação natural aos quartos. O centro comunitário usa água de chuva para o jardim e para lavar banheiros públicos, e tecnologia de aquecimento solar térmico.


O foco da fachada é o centro da comunidade com o seu telhado de zinco duplo curvado , enquadrado de ambos os lados por alas que contêm o centro de cuidado primário, café e supermercado. Interiormente, estas funções se diferenciam engrenam-se conforme o espaço para otimizar a área ocupada disponível; os usos diferentes são definidos por cor e fim.
No interior, as salas e os espaços comuns são inundados pela luz natural, revestidas com materiais quentes e robustos. As salas de consulta e atendimento médico são generosas e alinhadas em grupos simples para que as várias alas práticas possam maiores ou menores de acordo com a necessidade. Por exemplo, o briefing inicial previa três alas pequenas, mas agora duas maiores ocupam o mesmo espaço.

Os 59 apartamentos ocupam quatro andares acima das utilidades públicas. Apesar do desenho destes ser menos inovador do que outras partes do empreendimento, há a vantagem de haver um pouco de flexibilidade no layout.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...