segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Urbanismo na Noreuga-Urban planning in Norway

O escritório norueguês A-lab e o dinamarquês SEA foram anunciados vencedores do concurso de projeto para a requalificação urbana de Skien Brygge, na Noruega. O projeto contempla a transformação de uma antiga zona portuária de 4 hectares em uma área urbana com uma generosa rede de espaços públicos. Praças, passeios, ruas e calçadões estabelecem um elo entre paisagem íngreme da cidade, a leste, e a orla, a oeste.

“Nosso projeto privilegia espaço público. O que é a cidade senão as pessoas? Uma cidade deveria ser aberta e convidativa, com diversas atividades e múltiplas possibilidades. Nosso objetivo é criar, em Skien, uma vizinhança que seja sustentável e inclusiva – uma nova cidade rica em identidade. Uma cidade que seja animada e atraente – que promova um estilo de vida holístico e que apóie a vida pública”, afirmam os autores do projeto no memorial descritivo.

A estratégia do projeto se baseia em criar um tecido urbano novo “compacto e poroso” por meio de uma grelha densa permeada e amarrada por espaços públicos. A grelha é distorcida de acordo com as linhas e os limites do contexto, criando seis grandes espaços urbanos e 20 terrenos para as construções. “As cidades compactas usam menos energia e fontes naturais, ao mesmo tempo em que são mais acessíveis aos eventos e experiências urbanas”, acrescentam os arquitetos.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...