Muitas raridades da biblioteca do Vaticano ficam guardadas a sete chaves, em cofres vigiados por guardas de plantão.
O teto, as paredes e as colunas possuem belos afrescos pintados no século 16.
Biblioteca Nacional - Brasil
Biblioteca Nacional - Brasil
A Biblioteca Nacional chega aos 200 anos em ótima forma. Sua coleção que começou com 60 mil peças trazidas pela família real, conta hoje com mais de oito milhões, o que lhe dá o título de oitavo maior acervo do mundo.
No elegante prédio há estátuas de bronze e escadarias de mármore, localizado no centro do Rio. Durante o dia, a luz que entra pelas claraboias dá um toque ainda mais especial.Biblioteca do Monastério de Admont – Áustria
Escondida nos Alpes austríacos, a 250 quilômetros de Viena, o majestoso edifício em estilo rococó lembra uma catedral. E não é à toa. Construída no século 18, é a maior biblioteca monástica do mundo. Nos belos afrescos do teto, que parecem ter efeito tridimensional, ciência e religião caminham juntas. Esculturas que representam o Juízo Final decoram as salas.
Real Biblioteca de El Escorial - EspanhaPercorrer as salas com estantes forradas de livros e piso de mármore quadriculado da biblioteca, a 50 quilômetros de Madri, é uma descoberta a todo instante. O teto em forma de abóboda é decorado com afrescos religiosos enquanto paredes exibem quadros de reis espanhóis. E rivalizam com telas de Ticiano, El Greco e Velásquez.
O edifício, construído por Felipe II, continua imponente no alto da Serra de Guadarrama, ao lado de palácios e do mosteiro de frades agostinianos, guardiães do nobre acervo.
Geisel Library – EUA Com formato de pirâmide de cabeça para baixo, o prédio original da biblioteca Geisel chama a atenção na Universidade da Califórnia. Projetado no fim da década de 60, pelo arquiteto William L. Pereira, o edifício futurista pode ser visto ao longo de toda a Sorrento Valley.
Nenhum comentário:
Postar um comentário