quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Edifício autosuficiente - Building self-sufficient

“Le Monolithe”, um edifício autossuficiente de uso misto, de 32.500 m², que combina habitação social, uma residência para pessoas com deficiência e escritórios, acaba de ser construído em Lyon, na França.
Liderado pelo escritório holandês MVRDV, a edificação foi projetada por uma parceria de cinco escritórios: Pierre Gautier, Manuelle Gautrand, ECDM, Erik van Egeraat, além do MVRDV. Cada um desses projetou uma seção do bloco, a fim de atingir a diversidade arquitetônica.
O plano diretor foi concebido pelo MVRDV em 2004. Com base neste plano é que os demais escritórios foram convidados para projetar as seções do edifício.
A edificação é caracterizado por uma grande pátio interno, interligado aos espaços públicos que o permeiam: a nova marina e um parque. Uma variedade de plantas de apartamentos foi incluída no projeto, a fim de atrair diferentes grupos de habitantes. As unidades dos escritórios têm áreas de 500 m², que podem ser combinadas ou personalizadas de acordo com as necessidades da empresa.
Os interiores dos apartamentos são protegidos do sol por meio de janelas de alumínio, como uma referência a arquitectura local tradicional. Todos os espaços priorizam a iluminação e ventilação naturais.
O edifício cumpre os critérios de Alta Qualidade Ambiental (HQE), como isolamento reforçado, seleção cuidadosa de materiais e gestão de águas pluviais. Além disso, 80% da energia total consumida é fornecida por fontes renováveis de energia.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...