segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Prisão...hotel hoje - Prison...today hotel

Sultanahmet Hotel
Em Istambul, Turquia
O endereço deste luxuosíssimo hotel em Istambul – Tevkifhane Sokak – quer literalmente dizer “rua da cadeia”. A prisão renasceu em 1992, quando a rede Four Seasons decidiu comprá-la para montar um hotel.Considerado um hotel-butique, pode abrigar 130 sortudos em seus 65 quartos de arquitetura preservada.
The Langholmen Hotel
Em Estocolmo, Suécia
O forte deste hotel são as diversas salas para conferências e possibilidade de organizar casamentos adoráveis em meio ao cenário bonito da ilhota sueca, onde ele se situa e que lhe dá nome. As celas têm banheiro e internet sem fio. Isto mesmo: o Långholmen pode parecer tranquilo e romântico por fora, mas o design interno não deixa muitas dúvidas. Como prisão, ele nasceu em 1840 por ordem da Coroa Real Sueca. Ficou assim até 1975, quando se tornou um hotel e passou a oferecer abrigo mais confortável.
The Liberty Hotel
Em Boston, Estados Unidos
Quando foi construído, em 1851, este prédio no centro de Boston teve a atenção de um notório arquiteto da época, Gridley James Fox Bryant, e do reverendo Louis Dwight, conhecido por seu interesse em gerenciamento de prisões e reabilitação de condenados. Juntos, os dois desenharam cúpulas, corredores e tudo o mais no prédio, com a intenção de dar uma vida digna aos “moradores”. As janelas, por exemplo, tinham quatro vezes o tamanho das usadas em outras cadeias.
O átrio incrivelmente preservado do Liberty atrai visitantes de toda parte que se interessam por ficar nessa hospedaria com inspiração renascentista e francesa. As paredes de tijolos foram recuperadas, assim como os detalhes em ferro e madeira que datam de 1850.
Best Western Premier Hotel Katajanokka
Helsinque, Finlândia
Há cerca de dez anos, este hotel quatro estrelas de 105 quartos da rede Best Western comportava centenas de homens.Após um trabalho de renovação de dois anos, o prédio histórico tombado na capital do país manteve pouco mais do que os corredores largos e as paredes de tijolos aparentes. Com diversas salas de reunião, bar, sala de ginástica, sauna, restaurante (o Jailbird, ou “gaiola”) e um serviço de bicicletas para os hóspedes conhecerem a cidade por outro ângulo, o Katajanokka segue querendo ser o melhor.

Um comentário:

Pensamento aqui é Documento disse...

Ishi, será que eu teria coragem? rs. Apesar de lindo, tem um passado não muito agradável...rs.rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...