terça-feira, 16 de novembro de 2010

SUSTENTABILIDADE - SUSTAINABILITY

Desde a fase de estudo preliminar, o Ironbank, conjunto de edifícios de uso misto projetado pelo escritório neozelandês RTA Studio para a cidade de Aukland, na Nova Zelândia, tem despertado a curiosidade da mídia internacional. A linguagem arquitetônica atípica das torres, que parecem containeres enferrujados, empilhados sem alinhamento, rendeu ao RTA três prêmios do Instituto de Arquitetos de Aukland.
Recentemente, a construção conseguiu, pela primeira vez na história, o “5 Green Star”, classificação máxima conferida pelo NZGBC - New Zealand Green Building Council, o conselho de edificações verdes na Nova Zelândia.
Finalizado em 2009, o Ironbank é composto por cinco torres de seis pavimentos dispostas em torno de uma praça e interconectadas por passarelas. Além dos escritórios, nos pavimentos superiores, o conjunto dispõe de lojas e restaurante, no térreo, e de um estacionamento subterrâneo com sistema automático que empilha até 95 carros para aproveitar melhor o espaço.
Para obter o “5 Green Star”, a obra incorpora soluções que minimizam o consumo de água e de energia. Além do aquecedor solar de água e de um sistema de captação da água pluvial - utilizada na irrigação dos jardins e descarga dos vasos sanitários, o conjunto arquitetônico não utiliza ar-condicionado, apenas a ventilação natural associada a um sistema de refrigeração noturno. Cerca de 95% do entulho gerado na construção foi reciclado.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...