quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PONTE DO FUTURO-BRIDGE OF THE FUTURE

A “Paik Nam June Media Brigde” até parece uma nave espacial. Mas, o projeto arquitetônico do arq Byung Ju Lee, do Planning Korea, é, na verdade, uma ponte bem ambiciosa, que tem o objetivo de levar parte da cidade de Seul, na Coréia do Sul, para cima d’água. Afinal, a mega estrutura de vários andares, sobre o rio Han, vai abrigar parques, shoppings, espaços de convivência, livrarias, biblioteca pública e até um museu. E, o melhor: a minicidade ainda será autossuficiente.
Por meio de grandes painéis fotovoltaicos que cobrem a estrutura, a ponte vai gerar energia – para seu próprio consumo - e a partir da água do rio, a obra de arte será capaz de regular o clima de suas instalações. A água do rio e a água coletada da chuva também serão utilizadas para regar os jardins verticais e horizontais presentes em todos os andares da estrutura. O projeto privilegia a utilização de luz e ventilação naturais.
As paredes da ponte, cujo nome foi dado em homenagem ao artista sul-coreano Nam June Paik, poderão ser usadas, como uma enorme tela, para projeção de vídeos de artistas do mundo todo.
A ponte terá comprimento total de 1.080 metros, e vai ligar o prédio da Assembleia Nacional, no sul de Seul, à usina Dangi-li, ao norte, que está atualmente sendo transformado em um espaço cultural.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...