segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mesquita polêmica - Mosque controversy

Em agosto de 2010, foram divulgadas imagens do Park51, polêmico projeto de um centro islâmico localizado próximo ao Marco Zero, em Nova York. Até então, sabia-se que a “Mesquita Marco Zero”, como passou a ser chamado edifício, era uma iniciativa do egípcio Sharif El-Gamal. E também que havia sido projetada para conquistar a certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, que é concedido para “construções verdes”. No entanto, a autoria do projeto de arquitetura foi revelada apenas nesta semana pela imprensa internacional.

Quem assina o Park51, ou a “Mesquita Marco Zero”, como preferir, é o escritório nova-iorquino SOMA Architects, chefiado pelo jovem arquiteto Michel Abboud, de 33 anos. Abboud idealizou um edifício de 15 andares com uma fachada feita de concreto reforçado com fibra de vidro inspirada no muxarabi, conforme o arquiteto afirma em entrevista concedida ao repórter Alex Padalka para o site da revista norte-americana Architectural Record.
“Uma mesquita tem uma tipologia muito clara, com uma praça aberta e um minarete (torre). Você não encontra isso em Nova York e, definitivamente, não verá isso neste prédio”, afirma o arquiteto na entrevista. Sobre a polêmica, ele é categórico: “Acho que a localização do centro está sendo superestimada”.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...