segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PRAÇA NOVA - NEW SQUARE

A rotatória gramada, com alguns arbustos e cortada por um canal seco, ficava no final da avenida principal de Águas de São Pedro, em frente do acesso principal do Grande Hotel São Pedro, do Senac. A ideia de transformá-la em praça pública partiu da equipe de arquitetos contratada para trabalhos no interior do edifício.

Com 70 metros de diâmetro, a praça propriamente dita se divide em duas partes: a primeira, seca e de desenho estático, foi criada para estar e contemplar; a segunda mistura grandes pedras e água, e tem como característica a interação e o movimento. De um lado, é possível sentar e observar, enquanto do lado oposto pode‑se interagir com a água e subir nas pedras.
Também está presente desde o início da concepção a identificação de dois eixos estruturais. Um deles dá sequência à linha da avenida principal. Deslocado para a direita em relação ao primeiro, o outro tem como foco o hotel, que fica no alto da colina, após uma extensa área gramada. O primeiro eixo é reforçado pelo deque que cobre o canal seco existente (ele enche somente nas chuvas) e pela setorização entre as porções estática e dinâmica da praça; o segundo, mais sutil, é direcionado pela paginação do piso, pela posição dos bancos e pelo ritmo dos postes de iluminação.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...