sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O ARQUITETO E SUAS LOUCURAS
THE ARCHITECT AND MADNESS
Três gigantescos cavalos de madeira pairam acima da casa de três andares, no subúrbio de Milão. Instalados sobre armações que chegam a 18 metros de altura, os animais parecem se alimentar das copas das árvores. Duilio Forte, arquiteto e artista ítalo-sueco de 43 anos, diz que se inspirou na lenda de Troia e na história menos conhecida de Sleipnir, o cavalo de oito patas do deus nórdico Odin.
O cavernoso interior do edifício de 500 m2, foi transformado numa rede de plataformas e passarelas, com portas hexagonais que rangem sobre as dobradiças.
Esculturas de dragões e dinossauros, confeccionadas em metal e em madeira, estão presentes em quase todos os ambientes. Um dragão metálico em pleno salto fica suspenso no cômodo central, iluminado por criaturas de menor porte, que seguram lâmpadas na boca, posicionadas sobre a mesa.
No térreo fica o home theater e a sala de estar, onde um carro MG dos anos 60, devidamente restaurado, domina o espaço. Ali também se situa a cozinha, ocupada pela mesa de jantar branca, desenhada por Forte. Sobre ela, uma criatura de ferro monta guarda segurando uma variedade de utensílios, como garfos e abridores de garrafa. Seu quarto, no andar de cima, é pequeno e simples. Na biblioteca, prateleiras de madeira escura combinam com a escrivaninha sueca.
Um armazém, contíguo ao prédio principal, é utilizado como espaço de trabalho. Nele, Forte não mudou praticamente nada. Durante o dia, seguindo a tradição renascentista de treinar aprendizes, o espaço ganha vida com a presença de assistentes e discípulos que ajudam na execução dos projetos de escultura.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...