sábado, 14 de agosto de 2010

Aquário do Pantanal - Aquarium of the Pantanal

O lançamento da licitação do Centro de Pesquisa e Conservação da Ictiofauna - Aquário do Pantanal, no Mato Grosso do Sul, está previsto para o dia 20 de agosto, segundo o Governo do Estado. O projeto, do arquiteto Ruy Ohtake, consiste na construção de um complexo de 17,5 mil m², com uma estrutura metálica em arco, coberto por chapas côncavas de zinco. A estrutura terá 90 m de comprimento e 18 m de altura.
O prédio terá um amplo saguão, equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurante, lanchonete, biblioteca e bancada de interação. De acordo com o arquiteto, o edifício é dotado de iluminação natural e conta com captação de energia solar. O complexo conta também com ar condicionado sensorizado e ventilação natural forçada, além de uma proteção termo-acústica provida pela cobertura.
A água da chuva será reutilizada nos aquários e nas instalações do prédio. O aquário deverá abrigar 263 espécies de peixes em 20 tanques, com 4.275 milhões de litros de água. Serão 16 tanques internos, 4 externos e um ambiente especial para sucuris. Nos tanques externos, ficarão plantas nativas da região, jacarés, ariranhas e lontras.
Toda a obra está orçada em R$ 80 milhões e deve entrar em operação no final de 2011. O projeto faz parte do programa MS Forte, que prevê o investimento de R$ 3,1 bilhões em obras no Estado. O prédio tem capacidade para receber aproximadamente mil pessoas por hora e garante acessibilidade para deficientes e idosos através de rampas e elevadores.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...