O arq holandês Rem Koolhaas receberá o Leão de Ouro pela sua carreira na 12ª Bienal de Arquitetura de Veneza, que acontece de 29 de Agosto a 21 de Novembro, na Itália. A decisão foi anunciada pelo conselho da bienal, que é presidido por Paolo Baratta, e dirigido pela arq japonesa Kazuyo Sejima, sócia fundadora do escritório Sanaa que, em 2010, recebeu o Prêmio Pritzker.
Considerado pela revista Time uma das figuras mundiais mais influentes de 2008, Rem Koolhaas é autor de projetos como a Casa da Música do Porto, em Portugal; o Educatorium da Universidade de Utrecht, na Holanda; a Biblioteca Pública Central de Seattle, entre outros.
“Rem Koolhaas expandiu as possibilidades da arquitetura”, afirma o conselho em texto divulgado pelo site do evento. “O arquiteto privilegia a reunião e a troca entre as pessoas no espaço. Sua influência no mundo vai além da arquitetura, e a liberdade de seu trabalho é sentida por profissionais em diversos campos de atuação”, complementa o conselho.
Koolhaas, que é vencedor do Prêmio Pritzker do ano 2000, também é autor de obras teóricas importantes como “Delirious New York”, “Mutations” e “S,M,L,XL”.Em 1975, fundou o escritório de arquitetura OMA - Office for Metropolitan Architecture, juntamente com os arqs Elia Zenghelis e Zoe Zenghelis, e com sua esposa, a arq Madelon Vriesendorp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário