domingo, 27 de junho de 2010

CASA VAI A LEILÃO / A HOUSE WILL AUCTION

Famosa por ter projetado o MASP (Museu de Arte Moderna de SP) e o SESC Pompeia, em São Paulo, a arquiteta Lina Bo Bardi também fez incursões na área residencial. Em sua extensa lista de trabalhos estão pelo menos três obras: uma já demolida, na Bahia; a Casa de Vidro, onde a arquiteta morou, em São Paulo; e a pouco conhecida Casa Cirell, que foi a leilão ontem, 26 de junho, também na capital paulista. Diferente das tradicionais casas das décadas de 1950 e 1960, a Casa Cirell, de 1958, é um grande volume geométrico, no bairro do Morumbi, que abriga salas de visitas e de jantar, dois quartos, cozinha, lavanderia e mezanino, além da varanda.
Uma das principais bandeiras da sustentabilidade, o teto verde absorve a água da chuva, possibilitando seu reuso e resfriando a construção, o que pode levar à diminuição do uso de ar condicionado.
Feita para Valéria Cirell, amiga de Lina Bo Bardi, a casa foi adquirida em 1973 por Guilherme Giorgi Lacerda Soares e Maria Luiza d’Orey Lacerda Soares, atual proprietária, que passou a responsabilidade da venda para a empresa Espaço Artes & Leilões.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...