quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

VANCOUVER 2010 - JOGOS DE INVERNO

SKI JUMPING

O esporte nasceu após um tenente norueguês, chamado Olaf Rye, saltar de uma altura de 9,5 metros em 1809 diante de outros soldados. A partir desse dia, os saltadores passaram a procurar por desafios maiores. A primeira competição não demorou a acontecer - 1862, na Noruega - e em 1924 a modalidade passou a ser esporte olímpico.
Atualmente, as mulheres têm ganhado espaço na modalidade, como nesse ano, quando elas puderam, pela primeira vez, participar do Campeonato Mundial de Esqui Nórdico.


SNOWBOARD

O snowboard é uma mistura entre surfe, skate e esqui, com o mesmo desafio de equilibrar sobre uma prancha e, no snowboard, o limite é o gelo. A prancha é lisa, sem rodas e sem ferro na parte superior. Por ser considerado um esporte radical, o snowboard exige que o atleta utilize equipamentos de segurança, como óculos e capacete, e roupa especial.
A primeira competição oficial de snowboard aconteceu em 1981 no Colorado e ganhou espaço no mundo Olímpico recentemente, nos Jogos de 1998, em Calgary, no Canadá, disputados nas modalidades: halfpipe e slalom gigante individual. Em 2002, foi a vez de debutar o slalom gigante paralelo e o slalom gigante individual. Por último, em 2006, o snowboard cross foi apresentado ao mundo na Olimpíada de Turim.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...