quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

JOGOS DE INVERNO 2010

ESQUI ALPINO

O esqui alpino é um esporte praticado há mais de 100 anos e tornou-se popular a partir do século 20, com o desenvolvimento de elevadores e teleféricos. Com essas novidades da tecnologia, os esquiadores não precisavam mais subir a ladeira para descer a longa pista de gelo.
No esqui, os competidores chegam a atingir uma velocidade superior a 130 km/h, descendo uma pista de 180 metros a 1.100 metros, para homens, e de 140 metros a 800 metros, para as mulheres. A americana Julia Mancuso, medalha de ouro na modalidade slalom gigante, na Olimpíada de Turim 2006, é presença confirmada na edição dos Jogos no Canadá em 2010.


ESQUI ESTILO LIVRE

A explosão da modalidade começou na década de 1960, precisamente nos Estados Unidos, onde os jovens desafiavam as autoridades e exigiam mudanças. Pode-se dizer que ele é um dos caçulas entre as demais modalidades da Olimpíada de Inverno. O esporte chegou aos Jogos somente na edição de 1992, em Albertville, na França.
De lá para cá, o estilo livre vem ganhando algumas novidades. Em 1994, na Olimpíada de Lillehammer (Noruega), foi a estreia do Freestyle Antenas; e na edição de 2010, em Vancouver, mais uma novidade está programada, o estilo esqui cross, onde o primeiro a chegar sai com a vitória.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...