sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Cortando o calor pelo topo
Cutting the heat from the top


O uso dos telhados verdes está em voga devido aos muitos problemas que ele soluciona, como ilhas de calor e a inversão térmica.

Museu da Academia de Ciência da Califórnia, em São Francisco

Com a instalação de diferentes espécies de plantas em telhados e lajes, arquitetos, engenheiros e paisagistas vêem criando verdadeiras ilhas ecológicas, com microclima próprio, que ajudam a amenizar a temperatura em até 3ºC e neutralizar o dióxido de carbono (CO2) do entorno.

O telhado em alto-relevo do Museu da Academia de Ciência da Califórnia abriga mais de um milhão de mudas nativas da região sob suas clarabóias

As coberturas verdes começaram agora a ser mais valorizadas por sua função ambiental do que estética, uma vez que são verdadeiros reservatórios de água. Além de ajudar a reduzir o calor da estrutura, a água recolhida das chuvas ainda pode ser reaproveitada no sistema de esgoto, limpeza e refrigeração do prédio.

O jardim suspenso reduz em 30% o volume de água da chuva que sai do prédio do Hospital Albert Einstein

Mesmo com tantos benefícios, o paisagista afirma que a procura pelos telhados ecológicos ainda é pequena. A demanda por paredes verdes ainda é maior. Talvez isso aconteça porque as pessoas têm medo de infiltrações e do custo. Falta informação.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...