A construção alia tecnologia e respeito ao meio ambiente, foi construída com tijolos fabricados com resíduos e sistemas de racionalização de energia e água.
As telhas e forros térmicos, construídos a partir de aparas de tubos de creme dental, facilitam a ventilação natural, dispensando o uso
de ar condicionado e ventiladores. O posicionamento e a angulação do telhado captam melhor a luz solar, utilizada no aquecimento de água, via painel solar, abastecendo torneiras e chuveiros equipados com aparelhos medidores de consumo. A pintura da Casa mereceu tintas ecológicas à base de água e sem odores.
A água da chuva coletada por calhas é armazenada em cisterna e utilizada em vasos sanitários, na lavagem dos pisos e também na rega do jardim e pomar. Usada, tem destino certo: a estação compacta local de tratamento de esgoto.
A Casa Modelo experimental é o case a ser apresentado pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) na mesa redonda "Economizando energia e gerando sustentabilidade" da Mostra que abre dia 25 e prossegue até 27/8.
A Mostra conta com mais de 125 palestrantes e já contabiliza 7 mil inscrições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário